Sexta-Feira , 10 de Maio de 2024

Gestão é líder entre os tecnológicos

Publicado no Site do Jornal da Tarde em 15/06/2007

Gestão é líder entre os tecnológicos
Foco direcionado desses cursos atrai vestibulandos que têm certeza sobre o que querem na carreira

IGOR GIANNASI, Especial para o JT

Os cursos de graduação tecnológicos, antes preferidos por profissionais que já estavam atuando no mercado de trabalho como uma forma mais rápida de atualização, de uns tempos para cá vêm interessando também os mais jovens. Nesse segmento, os cursos de gestão, nas suas mais diversas especialidades, são aqueles que apresentam maior demanda nas instituições de ensino superior.

Motivados não apenas pela curta duração, os vestibulandos que se decidem por essa modalidade de graduação também sabem o que querem em relação à carreira e optam por um curso com o foco bem direcionado. Os cursos tecnológicos na área de gestão são mais específicos que os cursos de bacharelado de administração, por exemplo, e portanto, mais adequados tanto para quem tem certeza sobre a área em que quer atuar, quanto para quem pretende fazer uma atualização profissional. “As pessoas ficam prontas para o mercado muito mais rapidamente”, diz o diretor acadêmico da faculdade IBTA, Francisco Borges.

Na casa de Tatiane Martins Palma, 21 anos, há exemplos dessas duas situações. Ela faz o 1º ano do curso de Gestão em Marketing na Universidade Santo Amaro (Unisa). “Achei muito interessante, gosto muito dessa área”, diz a caloura. Carmen, a mãe dela, que trabalha na área administrativa como secretária-executiva, preferiu o de Gestão de Recursos Humanos, na mesma instituição. “Se você deixar de exercer sua função, está capacitado para atuar em outra área”, diz.

Prática

O destaque dado à parte mais prática das aulas, característico dos tecnológicos, chamou a atenção da aluna do 1º ano do curso de Gestão em Marketing da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), Bárbara Delphim, 19 anos. “Você aprende e aplica. É diferente de um curso de graduação que fica três anos na teoria e só o último na prática”, explica ela, que há três meses faz estágio na área.

Além da vantagem para o aluno de ter uma formação mais rápida, o coordenador dos cursos superiores seqüenciais da Unisa, Arthur Marcien de Souza, aponta como outro benefício a economia para a empresa que contrata o profissional. “As empresas sabem que, apesar de o curso ser de curta duração, o aluno teve disciplinas práticas”, avalia. Já com a contratação daquele que se graduou em administração, a empresa precisaria investir no treinamento, devido à formação mais generalista do bacharel.

Capital humano

O coordenador dos núcleos de tecnologia das graduações da Universidade Ibirapuera, Luís César Dias Morais, aconselha seus alunos: “Se vocês não gostam de gente, não devem fazer gestão.”

Para o coordenador dos cursos superiores de tecnologia da área de negócios da Unicid, Wanderley Gonçalves, a demanda por essa área existe por causa de uma nova visão, na qual o capital humano é um dos principais patrimônios de uma empresa.

ESPECIALIDADES

Gestão Ambiental