> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
De olho nos resultados


Publicado no Site do Jornal da Tarde em 18/06/2007

De olho nos resultados
Especialistas criam Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social para aplicação nas escolas

MARIA REHDER, maria.rehder@grupoestado.com.br

Assim como grandes empresas, as escolas públicas brasileiras estão aptas a adotar um modelo de gestão por resultados, definir metas e planos de ações para a oferta de uma Educação de qualidade.

É o que afirmaram em entrevista ao JT, Maria Helena Pádua Coelho de Godoy - pedagoga especialista em gestão - e Neuza Maria Dias Chaves - especialista em desenvolvimento de equipes -, que comprovaram tal constatação ao trabalharem direta e indiretamente ao longo de 10 anos com mais de 1,2 mil escolas públicas brasileiras a proposta de um modelo de gestão por resultados. Essa experiência acaba de ser consolidada pelas especialistas como Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social para Aplicação na Escola, metodologia de fácil aplicação que dá base para as escolas introduzirem um modelo de gestão por resultados.

É possível introduzir um modelo de gestão por resultados nos moldes de grandes empresas nas escolas públicas brasileiras?

Maria Helena - A aceitação deste modelo de gestão no universo escolar tem sido muito grande, pois ao ver resultados na prática em uma instituição de ensino, outras escolas acabam se interessando em aplicar um modelo de gestão por resultados. No entanto, quando levamos a proposta de gestão por resultados a este universo nos preocupamos em trabalhar com a linguagem das escolas. Ao longo destes 10 anos, a prioridade foi ouvir os educadores, conhecer suas críticas e sugestões sobre esse processo de gestão.

Quais foram os resultados obtidos nessas escolas?

Neuza - As escolas trabalhadas são dos Estados Sergipe, Ceará, Bahia e Minas Gerais. No caso de Sergipe, fizemos uma parceria com a rede estadual de ensino em 2005, trabalhamos a proposta de uma gestão por resultados com 10 escolas pilotos que multiplicaram para outras 400. E o resultado foi um acréscimo de aproximadamente 10 pontos porcentuais no desempenho dos alunos sergipanos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o número de alunos do Ensino Médio da rede estadual aprovados nos exames vestibulares de 2005 cresceu 321%.

Na prática, como se dá esse modelo de gestão por resultados nas escolas?

Maria Helena - O importante é que haja um líder na escola para assumir o projeto, alguém que se comprometa com uma gestão escolar com foco em metas. No entanto, todos (comunidade, alunos, pais e professores) devem participar da tomada de decisões e definição de planos de ações para a melhoria de resultados.

Neuza - Como fruto desses anos de trabalho com as escolas públicas conseguimos consolidar nossa experiência no chamado “Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social”, que varia de 0 a 1 e é obtido por meio de uma metodologia que permite às escolas avaliarem o seu desempenho em diferentes aspectos, analisando desde a incidência de violência na escola à assiduidade de professores. Na prática, o líder, que pode ser o diretor da escola, tem de reunir os membros da comunidade escolar e, juntos, eles avaliam as condições da escola por meio de um questionários específicos sobre cada variável da escola. Após respondidos os questionários, cada variável é contabilizada em uma somatória que resulta o índice. Mesmo as escolas cujo índice refletiu situação ideal não estão isentas da elaboração de um plano incluindo ações para manter as variáveis satisfatórias e melhorar as insatisfatórias.

Após obter o “Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social” o que a escola deve fazer?

Maria Helena - O importante não é só medir o desempenho, mas sim definir metas para melhorias e criar planos de ação para alcançá-las. Gerir é atingir metas, uma escola não é boa se não tem bons resultados. Quando a escola avalia que seu índice de desempenho não é bom, ela pode estipular metas para melhoria e reunir a comunidade para apontar caminhos a conquistá-las.

Neuza - Após a divulgação dos dados do Prova Brasil, foi possív

http://txt.jt.com.br/editorias/2007/06/18/opi-1.94.8.20070618.6.1.xml

Jornal da Tarde

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader