> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Recicle garrafas, recicle idéias


Publicado no Site do Jornal da Tarde em 19/06/07

Recicle garrafas, recicle idéias

Além da reciclagem: garrafas Pet ou de água mineral podem virar novos produtos. Reinvente!

MAÍRA TEIXEIRA, maira.teixeira@grupoestado.com.br

A garrafa da água ou do refrigerante que você bebe pode ter uma série de destinações inteligentes como a coleta seletiva, enfeites, um pote, um vaso de flor, isso dependendo da criatividade e disposição de cada um de nós. Se pensarmos que 68% de todo refrigerante produzido no País são embalados em garrafas PET temos de checar se estamos sendo criativos o suficiente em seu descarte para que possamos, além de matar a sede, parar de 'alimentar'os lixões.

De acordo com o Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), a embalagem PET é 100% reciclável e o melhor a fazer é entregá-la amassada, torcida, sem o ar e sem resíduos em seu interior. 'Coloque de volta a tampa de rosca bem vedada, para impedir a entrada do ar. Se a tampa não for de rosca, basta torcer ou amassar bem a embalagem', ensina André Vilhena, diretor do Cempre.

Os benefícios da reciclagem de PET são inúmeros:

>redução do volume de lixo coletado (que seria removido para aterros sanitários), proporcionando melhorias no processo de decomposição da matéria orgânica (o plástico impermeabiliza as camadas em decomposição, prejudicando a circulação de gases e líquidos);

>economia de energia elétrica e petróleo. A maioria dos plásticos é derivada do petróleo, e um quilo de plástico equivale a um litro de petróleo em energia; geração de empregos;

>o preço para o consumidor dos artefatos produzidos com plástico reciclado é aproximadamente 30% mais barato do que os fabricados com matéria-prima virgem.

De acordo com o Cempre, a etapa de transformação utiliza o material revalorizado e o transforma em outro produto vendável, o produto reciclado. A etapa de revalorização realiza a descontaminação e adequação do material coletado e selecionado para que possa ser utilizado como matéria-prima na indústria de transformação.

Em abril, o colégio Magno, na Zona Sul, realizou com alunos do Ensino Médio uma oficina para ensinar como fazer uma placa com garrafas PET e caixas de leite que capta a energia solar.
'A intenção é ensinar aos alunos como captar e aproveitar a energia solar, que é limpa, para que eles reproduzam isso em trabalhos voluntários, como multiplicadores', explica Myriam Tricate, diretora do colégio.

A Recicloteca, cooperativa de reciclagem do Rio de Janeiro, desenvolve a coleta seletiva e reinventa objetos a partir do PET como vassouras e sofás.

http://txt.jt.com.br/suplementos/seud/2007/06/19/seud-1.94.10.20070619.4.1.xml

Jornal da Tarde

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader