USP: vestibular de transferência

Publicado no Site Globo.com em 20.06.2007

USP abre inscrições para vestibular de transferência

Primeira fase ocorre no dia 29 de julho.
Podem participar candidatos matriculados na USP ou em outras instituições.
Do G1, em São Paulo

Universidade de São Paulo (USP ) recebe de quarta-feira (20) a sábado (23) as inscrições para o processo seletivo de transferência de 2008. Ao todo, foram divulgadas 587 vagas.

Veja aqui as vagas disponíveis e o edital completo.
A compra do manual e o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 88, deverão ser feitos nas seguintes agências do Banespa:

Capital: Cidade Universitária - Avenida Professor Luciano Gualberto s/n
Itaquera (Artur Alvim) - Rua Maciel Monteiro 297
Bauru: Avenida Octávio Pinheiro Brizolla 9-75
Lorena: Praça Doutor Arnolfo de Azevedo 112
Piracicaba: Avenida Pádua Dias 11
Pirassununga: Avenida Duque de Caxias - norte 225
Ribeirão Preto: Avenida Bandeirantes 3.900
São Carlos: Avenida Trabalhador São-Carlense 400
No ato da inscrição para o exame realizado pela Fuvest, o candidato deve portar a carteira de identidade original e uma foto 3x4 datada de 2007 e entregar a ficha de inscrição, autenticada pelas agências bancárias autorizadas.

As inscrições podem ser feitas de quarta a sexta-feira (22 ), das 11h às 17h, e no sábado, das 9h às 15h. É possível realizar as inscrições nos seguintes postos:

Bauru: FOB - Faculdade de Odontologia de Bauru - Alameda Octávio Pinheiro Brizola 9-75.
Lorena: EEL – Escola de Engenharia de Lorena – Coordenadoria de Graduação – Estrada Municipal do Campinho s/nº.
Piracicaba: Esalq - Engenharia - Avenida Pádua Dias 11.
Pirassununga: Prédio Central do Campus - Avenida Duque de Caxias-Norte 225.
Ribeirão Preto: Forp - Av. do Café s/nº (entrada do campus).
São Carlos: EESC - Engenharia Mecânica - Av. Trabalhador São-carlense 400.
São Paulo: Cidade Universitária: IME – Instituto de Matemática e Estatística - Rua do Matão 1010.
São Paulo: USP Leste – Rua Arlindo Béttio 1000 – Ermelino Matarazzo.

No dia 20 de julho, serão divulgados os locais da primeira fase, realizada pela Fuvest. A prova da primeira fase ocorre no dia 29 de julho. No dia 11 de agosto, ocorre a divulgação da lista de convocados para a segunda fase. Nos dias 20 e 21 de agosto, os classificados deverão entregar os documentos nas seções de alunos do curso que se inscreveram. Lá, obterão as informações sobre os locais de prova.

As provas
O exame será dividido em duas fases. A primeira, no dia 29 de julho, será uma prova para avaliar conhecimentos no nível correspondente ao que é ministrado no ano inicial dos cursos de graduação. A prova será constituída de 80 testes de múltipla escolha, cada um com cinco alternativas e varia conforme as áreas. Veja cada uma:

Humanidades - 34 testes de língua portuguesa, 12 de língua inglesa e 34 de conhecimentos sobre cultura contemporânea.

Ciências exatas - 24 testes de língua portuguesa, 12 de língua inglesa, 22 de conhecimentos em matemática e 22 de conhecimentos em física.

Ciências Biológicas - 24 testes de língua portuguesa, 12 de língua inglesa, 22 de conhecimentos em genética e 22 de conhecimentos em bioquímica.

A segunda fase fica sob responsabilidade da unidade que oferece o curso. Cada unidade publicou seus editais sobre as provas específicas de seleção.

Será considerado inabilitado para a segunda fase e desclassificado todo o candidato que obtiver pontuação nula em qualquer uma das matérias em que tiver sido avaliado.

Serão convocados para a segunda fase os habilitados e melhores classificados na primeira fase, à razão de três candidatos por vaga disponível, com exceção para os cursos de artes cênicas, artes plásticas, música e curso superior do audiovisual da Escola de Comunicações e Artes (ECA), nos quais serão classificados, na primeira fase, oito candidatos por vaga.

Podem se candidatar à transferência os alunos matriculados no ano de 2007, em cursos de graduação de qualquer instituição de ensino superior, inclusive da USP. A matrícula dos classificados será feita no ano letivo d

Globo.com