Quinta-Feira , 16 de Maio de 2024

Falta biblioteca na rede pública

Publicado no Site do Jornal da Tarde de 27/06/07

Falta biblioteca na rede pública
Kassab lançou ontem novo programa de incentivo à leitura que vai entregar kits com dois livros para os quase 1 milhão de alunos das escolas municipais da Capital

MARIA REHDER, maria.rehder@grupoestado.com.br

O prefeito Gilberto Kassab, ao lançar ontem o programa “Minha Biblioteca” - que, em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), vai entregar em outubro os kits com 2 livros para cerca de 250 mil alunos de 7 a 10 anos de escolas municipais com o objetivo de incentivar a criança a montar o próprio acervo literário - admitiu que nem todas as escolas municipais têm bibliotecas.

Segundo Kassab, é preciso melhorar a infra-estrutura dos espaços de leituras das escolas e, ao ser questionado se este novo programa será suficiente para melhorar o desempenho dos alunos das escolas da Capital nas avaliações do MEC, disse: “Este é mais um programa que tem como objetivo melhorar o nosso desempenho nas avaliações.”

A escola municipal da Capital com o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi a Emef Jackson de Figueiredo, que ficou em 90º lugar no ranking nacional entre as escolas municipais de 1ª a 4ª séries.

Novo programa

A Prefeitura vai investir R$ 7,5 milhões neste novo programa, verba que, de acordo com o Kassab, provém dos recursos financeiros economizados com a recente licitação para a compra de uniformes.

O secretário municipal de Educação Alexandre Schneider, explica que o projeto também contemplará o 2º ciclo do Ensino Fundamental. “No ano que vem, entregaremos os kits para alunos de 5ª a 8ª séries. Queremos que a cada ano eles recebam 2 livros para quando terminarem o Ensino Fundamental tenham 16 obras.” Ele também destacou a importância de os alunos levarem os livros para casa. “Aqueles pais que não tiveram acesso ao livro poderão ler as obras recebidas pelos filhos.”

O bibliófilo José Mindlin marcou presença no lançamento e avaliou como positiva a iniciativa da Prefeitura. “É muito importante desde cedo incentivar os alunos a formarem a própria biblioteca. No entanto, é preciso ressaltar que só dar livros não é o suficiente. É preciso despertar neles a paixão pela leitura.”

Os livros

Os 108 livros que serão distribuídos via o projeto “Minha biblioteca” foram indicados pelas próprias escolas da rede municipal, com destaque para a obra Uma Dúzia e Meia de Bichinhos, de Marciano Vasques, escritor que atua há 28 anos como professor da rede municipal e já publicou mais de 20 livros infantis. “Foi em uma sala de leitura, numa escola de lata, que eu pude ver o impacto positivo da leitura na aprendizagem das crianças, o que me motivou a continuar a escrever,mesmo dando aulas em duas escolas.”

Jornal da Tarde