Universitário tem que trabalhar |
|
|
Publicado no Site da Folha Online em 03/07/2007 |
Universitário tem que trabalhar
Na busca de apoio financeiro a universitários pobres, a UNE estimulou o Ministério da Educação a tomar uma decisão que merece atenção: uma bolsa em troca de apoio para que alunos de ensino básico público melhorem seu desempenho. Inicialmente, a bolsa seria dada para as áreas de licenciatura e pedagogia, onde se concentram os estudantes mais pobres.
Já existem idéias próximas, localizadas em Goiás e em São Paulo, nas quais os universitários ganham dinheiro em troca de participação de atividades nos fins de semana. A decisão de Brasília se aproxima mais da experiência de universidades mineiras, nas quais, com a tutoria acadêmica, há atividades diárias centradas no reforço ao currículo tradicional das escolas públicas, usando-se jogos.
O que se vê em Minas é o melhor desempenho do aluno da escola pública e também do universitário, que aprende a lidar com desafios concretos. Esse é apenas um detalhe a mostrar que o ensino superior deveria valorizar muito mais a extensão não só como prestação de serviço à comunidade, mas para aproximar as habilidades dos universitários.
No caso das universidades públicas, esse seria um jeito de reduzir a injustiça de que filhos de ricos e da classe média recebem subsídio público para estudar.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/ult508u308949.shtml
Jornal Folha de São Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|