> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Programa capacita jovens de baixa renda


Publicado no Site do Jornal da Tarde de 06/06/07

Programa capacita jovens de baixa renda
Iniciativa internacional importada para o Brasil transforma a vida de jovens desempregados

SAULO LUZ, saulo.luz@grupoestado.com.br

De acordo com dados do relatório “Igualdade no Trabalho: Enfrentar os Desafios”, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2005, os jovens eram responsáveis por 44% do desemprego mundial. A United Nations World Tourism Organization, por outro lado, indica que o turismo é a indústria que tem o crescimento econômico mais rápido em termos de criação de empregos, sobretudo em países emergentes como o Brasil. Neste sentido, um programa de capacitação de jovens com a indústria hoteleira vem transformando a vida de muitos jovens brasileiros.

É o programa Youth Career Initiative (YCI), que nasceu para combater o tráfico e o comércio sexual de garotas na Tailândia em 1995 (até o momento, já se formaram cerca de mil jovens lá). O programa chegou ao Brasil em 2005 via parceria entre o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis) e o International Business Leaders Forum (IBLF).

Com duração de 5 meses, o projeto é composto por treinamentos teórico (em sala de aula) e prático, e prevê que os jovens vivenciem os diferentes departamentos do hotel. “O objetivo é despertar habilidades vocacionais dos jovens”, explica Irene Negreiros, responsável do Idis pelo projeto.

No Brasil, já foram capacitados 87 jovens. Neste ano, o programa foi ampliado, com a participação de 11 hotéis (5 em São Paulo, 5 no Rio de Janeiro e 1 na Costa do Sauípe), e deve atender 92 jovens. “O curso já começou e deve terminar na primeira semana de novembro”, ressalta Irene. Quem faz o papel de professor são os próprios diretores e gerentes dos hotéis que transmitem noções de administração, inglês e informática, o trabalho em equipe, dentre outros ensinamentos.

Quase dois anos após a formatura da primeira turma, alguns participantes já conseguiram se firmar no mercado de trabalho. É o caso de Tatiane Costa dos Santos, 21 anos, que conseguiu seu primeiro emprego de carteira registrada na área de governança do Hotel Renaissance, na Alameda da Santos, São Paulo. “Antes do YCI, eu só fazia ‘bicos’ como auxiliar de produção de etiquetas adesivas. Mas como era temporário, quando passavam 3 meses eles me mandavam embora”, conta.

Ela acredita que o curso foi fundamental para aprender sobre todas as funções dos hotel na prática e ser contratada. “Antes de começar o curso, minha família estava vivendo um momento difícil. Minha mãe não conseguia emprego nem se aposentar. E todos em casa estavam desempregados. Mas, depois do curso, consegui este emprego e estou sustentando a casa”, conta.


COMO PARTICIPAR

Podem participar jovens entre 18 e 21 anos, com Ensino Médio completo e renda familiar per capta de R$ 150,00

Os jovens não podem estar trabalhando ou estudando e
recebem vale-transporte, alimentação, seguro de vida,
uniforme e certificado

Informações pelo site:


http://txt.jt.com.br/editorias/2007/07/06/opi-1.94.8.20070706.12.1.xml

Jornal da Tarde

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader