Quinta-Feira , 16 de Maio de 2024

Aluna conhecerá unidade da ONU

Publicado no Site do Jornal da Tarde em 06/07/07

Aluna conhecerá unidade da ONU
Nicole, 9 anos, aluna de uma escola municipal de Guarulhos, escreveu texto sobre a luta contra a fome e foi premiada com viagem para Roma, Itália

MARIA REHDER, maria.rehder@grupoestado.com.br

Depois de convencer a professora a inscrever sua redação sobre a luta contra a fome para um concurso realizado pela Prefeitura de Guarulhos, Nicole Ferreira, 9 anos, acaba de receber a notícia de que será a primeira pessoa da sua família a conhecer o exterior. Ela acaba de ganhar uma viagem com tudo pago para conhecer a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU) em Roma, na Itália.

A mãe da menina, Rosângela Ferreira, que também é professora de uma escola municipal de Guarulhos, a EM Capitão Gabriel José Antônio, conta que a redação de Nicole foi inscrita no concurso de última hora. “Nicole viu que eu estava preparando meus alunos para o concurso, pois nós já desenvolvíamos um projeto de alimentação sustentável na minha escola e decidiu que queria escrever uma redação, mas a escola dela tinha optado por não participar até então.”

Determinação

Rosângela conta que a menina chegou até a sonhar que iria para a Itália. “Ela colocou na cabeça que participaria e pediu para a sua professora inscrevê-la no concurso. Ela aceitou e aqui está o resultado.”

Segundo Nicole, não foi difícil escrever a redação. “Minha mãe sempre ensinava que não era para desperdiçar comida. Eu via na televisão que muitas pessoas morriam de fome no mundo.”A redação da menina destacou a importância do engajamento da sociedade na luta contra a fome e cobra mais seriedade do poder público em relação à questão. “Escrevi que muita gente morre por violência, mas muita gente também morre de fome.”

O concurso de redação, que está na sua 2ª edição, organizado pela Prefeitura de Guarulhos e financiado pela FAO/ONU, foi aberto para todas escolas municipais da cidade, das quais 20 participaram. “A Nicole chegou para mim e usou a palavra entristecer quando falou da fome do mundo, ela estava determinada a participar”, conta a professora Rosana Mio da Silva, que acompanhará Nicole durante à Itália no próximo mês.

Segundo Rosana, essa também será a sua primeira viagem ao exterior. “O máximo que viajei foi de São Paulo ao Paraná. Fiquei surpresa, pois não esperava que teria uma oportunidade como esta. A Nicole merece porque é muito boa aluna.”

A professora destaca que quando voltar da Itália pretende transformar a experiência da viagem em um projeto para a escola.

“Até então não desenvolvia nenhum projeto específico com esse objetivo. Mas a escola já trabalhava a questão do desperdício de alimentos, pois há um mês passamos a adotar o sistema self-service de merenda, no qual os alunos passaram a se servir e diminuíram o desperdício”, diz a professora, ao mencionar o novo programa de merenda de Guarulhos, lançado oficialmente ontem.

ENTRE NA LUTA CONTRA A FOME

8 METAS DO MILÊNIO

“Até 2015, reduzir pela metade a população que sofre de fome no mundo” é uma das metas do milênio da ONU. Entre no site e saiba como atuar na luta contra fome

MATERIAL EDUCATIVO