> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Quem é tagarela: ele ou ela?


Publicado no Site do Jornal da Tarde de 06/07/07

Quem é tagarela: ele ou ela?
Estudo grava conversas de 369 pessoas e derruba tese machista de que mulheres são tagarelas

Carlos Orsi

Mulheres falam demais? Se isso é verdade, então os homens também exageram. É o que mostra um estudo descrito na revista Science. “O estereótipo da tagarelice feminina está profundamente arraigado no folclore ocidental”, escrevem os autores do trabalho, psicólogos de universidades do Arizona, Texas e Missouri, nos Estados Unidos. “Mas é infundado”, dizem.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores equiparam voluntários - todos estudantes universitários - com gravadores digitais que se ligavam e desligavam automaticamente, a intervalos regulares. Os voluntários deveriam portar o gravador durante todo o tempo em que estivessem acordados.

As gravações duravam, na maioria dos testes, 30 segundos, e eram tomadas a intervalos de 12minutos e 30 segundos. A partir desse registro, os psicólogos fizeram uma estimativa de quantas palavras cada voluntário proferia ao longo do dia.

O trabalho envolveu um total de 396 estudantes - 210 homens e 186 mulheres - divididos em seis rodadas diferentes, cinco realizadas nos EUA e uma no México, entre 1998 e 2004. Os participantes tinham de 17 a 29 anos.

Os dados indicaram que, ao longo de um período médio de 17 horas de vigília, as mulheres falam 16.215 palavras, em média, contra 15.669 dos homens.

A diferença não chega a ter importância estatística, dizem os pesquisadores, e empalidece diante da que separa, por exemplo, o homem mais lacônico da amostra (500 palavras ao dia) do mais falador (45.000). O resultado, conclui o artigo, mostra que homens e mulheres usam, em média, o mesmo número de palavras diariamente: cerca de 16.000.

Mas, se os números são tão próximos, da onde vem a idéia de que mulher fala demais? “Meu palpite”, declara o psicólogo Matthias R. Mehl, principal autor do trabalho, “é que (o preconceito) evoluiu a partir do conflito entre os sexos'.

“Pode ser que, no contexto das discussões entre marido e mulher, haja um padrão típico. A mulher exige falar sobre o problema e o homem se afasta, verbal e emocionalmente”, diz ele.

Com isso, supõe Mehl, as pessoas exageram na generalização, indo de “ela quer falar sobre o problema” para “mulheres sempre querem falar”. “Mas isso é só um palpite”, ressalva.

O cientista lembra que, no geral, as pessoas tendem a prestar mais atenção nos casos que confirmam seus preconceitos: “Se você acredita mesmo que as mulheres falam mais que os homens, você vai pegar as mulheres mais tagarelas como exemplos a favor da sua teoria”.


http://txt.jt.com.br/editorias/2007/07/06/int-1.94.6.20070706.4.1.xml

Jornal da Tarde

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader