> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Ecotomates são mais saudáveis que comuns


Publicado no Site da Globo em 06/07/07

'Ecotomates' são mais saudáveis que comuns

Tomates cultivados normalmente teriam alto nível de antioxidantes.

Outros estudos feitos com trigo e cenoura não observaram diferenças.

Os tomates ecológicos são mais benéficos para a saúde do que os cultivados de maneira tradicional devido ao nível de antioxidantes nos primeiros, segundo uma pesquisa comparativa publicado pelo "Journal of Agricultural and Food Chemistry".

A análise, dirigida pela química alimentícia Alyson Mitchell, da Universidade da Califórnia, se baseia em uma comparação realizada entre os tipos de tomates ao longo de dez anos.

Segundo o estudo, os níveis dos flavonóides quercetina e kaempferol foram entre 79% e 97% mais altos nos tomates ecológicos em comparação com os cultivados da forma tradicional.

Estes tipos de flavonóides são antioxidantes conhecidos por contribuir para reduzir o risco de doenças cardiovasculares, demência e alguns tipos de câncer, lembrou a análise.

As diferenças na qualidade do adubo, os tipos de irrigação e manejo do produto colhido tornaram difíceis as comparações diretas entre os dois tipos de tomates no passado, segundo Mitchell.

Outros estudos do gênero feitos antes com o trigo e as cenouras não mostravam diferenças entre os cultivados ecologicamente e os de forma tradicional. Neste estudo, no entanto, os pesquisadores usaram os dados de um projeto a longo prazo empregando técnicas agrícolas padronizadas.

Para Mitchell, as descobertas se baseiam na disponibilidade de nitrogênio. Os flavonóides são produzidos como um mecanismo de defesa que pode ser provocado por uma deficiência nos nutrientes.

O nitrogênio inorgânico no adubo tradicional resulta do acesso muito fácil para as plantas, por isso os pesquisadores consideram que os flavonóides são produzidos pelo excesso de fertilização.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL64703-5603,00.html

Globo.com

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader