MEC: 2.315 vagas em licenciaturas a distância |
|
|
Publicado no Site da UOL em 09/07/07 |
MEC oferece 2.315 vagas em licenciaturas a distância
Da redação
Em São Paulo
O MEC (Ministério da Educação) está oferecendo 2.315 vagas de graduações em dois programas de ensino a distância -o Pró-Licenciatura e o Universidade Aberta do Brasil.
O Pró-Licenciatura é voltado a professores do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino que não tenham habilitação legal (licenciatura) e que estejam em exercício da profissão há, pelo menos, um ano. Para este programa, o MEC destinará 1.235 vagas nas áreas de artes visuais, biologia, educação física, pedagogia e teatro.
O programa UAB (Universidade Aberta do Brasil) oferecerá 1.080 vagas nos cursos de artes visuais, educação física, letras, música, pedagogia e teatro da Universidade de Brasília no modelo semipresencial.
Metade das vagas é destinada a professores da rede pública, em exercício. Eles deverão atuar no município sede do pólo de apoio presencial ou em cidades vizinhas.
O Cespe (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos) da Universidade de Brasília, responsável pela realização dos dois vestibulares, receberá inscrições até o dia 29 de julho, nos sites www.cespe.unb.br/vestibular/prolicenciatura2007 ou www.cespe.unb.br/vestibular/uab2007.
Candidatos ao programa Universidade Aberta do Brasil deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 50. Interessados no programa Pró-Licenciatura estão isentos do pagamento de taxa.
As provas objetivas e de redação serão realizadas em 19 de agosto, no turno da tarde, e terão duração de quatro horas e trinta minutos, nos respectivos pólos.
As provas objetivas de ambos os programas constarão de 100 questões das áreas de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, geografia, história, arte e cultura, matemática, biologia, física e química. Aqueles que optarem pelo curso de música no programa Universidade Aberta serão avaliados ainda por meio de uma prova prática, com apresentação individual frente a uma banca examinadora, entre os dias 20 e 23 de agosto, em local a ser divulgado.
Pró-Licenciatura
O programa Pró-Licenciatura tem o objetivo de corrigir um déficit de capacitação de uma parcela dos professores de ensino fundamental e médio. Segundo o Ministério da Educação, 184 mil docentes não têm licenciatura no país, principalmente, nas regiões Norte e Nordeste. Os aprovados do programa devem comprovar vínculo com a rede pública de ensino no ato da inscrição.
Os encontros presenciais de cada curso ocorrerão nas cidades-pólos. No caso de licenciatura de pedagogia, os pólos ficarão apenas no Estado do Acre, para atender à demanda da região. A UnB, a UFMA (Universidade Federal do Maranhão), Unifap (Universidade Federal do Amapá) e a Unir (Universidade Federal de Rondônia) serão responsáveis pelos cursos e pela certificação dos alunos.
Universidade Aberta
Criado em 2005, o programa busca a articulação e a integração de um sistema nacional de educação superior a distância, em caráter experimental.
A proposta é sistematizar ações, projetos e atividades relacionadas às políticas públicas voltadas à ampliação e à interiorização da oferta do ensino superior e de qualidade no país. O Universidade Aberta conta com a participação de 290 pólos de apoio presencial em 289 municípios brasileiros, distribuídos em todos as unidades da Federação.
Cada pólo de apoio presencial dispõe de estrutura para a execução descentralizada das atividades dos cursos. Nesses locais, os estudantes têm acesso a biblioteca e laboratórios de informática. Também recebem atendimento de tutores e assistem às aulas.
http://noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/ult105u5566.jhtm
Ministério da Educação
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|