Simples, sim. Mas muito útil |
|
|
Publicado no Site do Jornal da Tarde em 11/07/2007 |
Simples, sim. Mas muito útil!
Idéias criativas que facilitam a vida das pessoas são destaques em prêmio
SAULO LUZ, saulo.luz@grupoestado.com.br
Você já precisou tirar um documento fora do horário comercial? Ou pensou em reaproveitar a água da chuva, mas não sabe como? Já existem soluções para esses problemas. Um cartório 24 horas e um reservatório de água da chuva são dois de seis projetos vencedores da primeira fase do Prêmio Philips de Simplicidade, idéias simples que podem facilitar a vida de qualquer pessoa.
Para participar do prêmio, a idéia precisava ter sido implantada há, no mínimo, seis meses em qualquer parte do território nacional e também ser indicada por uma ON.G. “As iniciativas foram julgadas seguindo os critérios de adequação ao conceito de simplicidade, nível de inovação e criatividade. Além é claro, do impacto e do benefício que levam para a vida das pessoas”, conta Sérgio Camargo, gerente geral de Marketing Corporativo da Philips na América Latina. Um dos projetos vencedores foi o aquecedor solar de baixo custo, desenvolvido pelo engenheiro Augustin T. Woelz, da ONG Sociedade do Sol.
O aquecedor é um sistema simples e barato, formado por um reservatório de água(que pode ser a caixa-d’água) ligado por tubos com isolamento térmico feito com forro de PVC, que aquecem a água. Quando aquecida, a água fica mais leve e é empurrada pela fria, entrando novamente na caixa-d’água. “Trinta e seis mil famílias brasileiras são usuárias do chuveiro elétrico. Esse aquecedor pode substituir parcialmente a energia elétrica consumida nessas casas”, lembra Augustin. A ONG também auxilia pessoas a implantarem o sistema em casa. Mais informações no site.
Outra iniciativa premiada é a do arquiteto Marco Antonio Alves Jorge, que desenvolveu um reservatório de água de chuva. O projeto que foi indicado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil reutiliza a água da chuva para as aplicações domésticas como descarga, lavagem de calçadas e até regar as plantas do jardim. Pela iniciativa, toda a água que cai na calha do telhado é direcionada para a caixa-d’água via tubos de PVC (cano comum). “A idéia é captar a água antes de ela cair no chão, assim é transportada para o reservatório sem a necessidade de sistema de bombeamento”, explica Marco Antonio. Além disso, o arquiteto garante que a utilização do sistema em massa poderia ter papel importante na prevenção de enchentes, funcionando da mesma maneira que os piscinões. “Se todas as casas retesem a água da chuva (que é uma prática simples), teríamos milhares de ‘micropiscinas’. Essa água armazenada não chegaria aos córregos”, explica.
Uma idéia muito criativa foi a do Cartório 24 horas, da Associação dos Notários e Registradores do Brasil. O cartório é um site, no qual é possível solicitar, a qualquer hora, certidões, registros, títulos e outros documentos de cartórios extrajudiciais. A entrega pode ser eletrônica ou em formulário de papel, com certificação digital aceita inclusive no exterior.
Pessoas físicas também podem participar do prêmio. Já estão abertas as inscrições (até 13/8) nas categorias estudantes, profissionais e livre. Cada vencedor receberá R$ 8 mil. Mais informações no site.
OUTROS VENCEDORES
Indicadores da qualidade na educação
Projeto desenvolvido e enviado pela ONG Ação Educativa, a iniciativa reúne pais, professores e pessoas envolvidas na educação e na vida escolar para dialogarem sobre critérios e indicadores de qualidade utilizados para monitorar avanços e identificar novas prioridades
Aluno-Cidadão-Natureza
Iniciativa da professora de matemática, Mariângela Mariottoni Daolio (São José dos Campos), o projeto foi indicado pela Associação Eu Quero Ajudar. A idéia é ensinar matemática usando material reciclado
Programa de Zeladoria Urbana
Desenvolvido e indicado pela Associação Viva o Centro, possibilita que os próprios moradores (trabalhadores ou empresários), por meio de um programa de Ações Locais, dirijam as microrregiões no centro da Cidade. Assim, cada Ação Local cuida da limpeza, iluminação, segurança e da pop
http://txt.jt.com.br/editorias/2007/07/11/opi-1.94.8.20070711.17.1.xml
Jornal da Tarde
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|