Uma escola pública de 1º mundo |
|
|
Publicado no Site do Jornal da Tarde em 11/07/2007 |
Uma escola pública de '1º mundo'
A Emeb Geraldo Hypólito teve Ideb 6,2, média comparável ao ensino do Reino Unido
MARIA REHDER, maria.rehder@grupoestado.com.br
Pode se dizer que os 480 alunos de 1ª a 4ª séries da Escola Municipal Professor Geraldo Hypólito, em São Bernardo do Campo, Grande São Paulo - cujo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é 6,2 - têm recebido ensino de qualidade comparável às de instituições do Reino Unido, cuja média é 6,5, de acordo com a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Entre os fatores que comprovam o diferencial da escola estão uma biblioteca aberta em tempo integral, a rara ausência de professor e os alunos, se necessário, são acompanhados por um fonoaudiólogo, psicólogo ou terapeuta ocupacional.
A escola está localizada na região central de São Bernardo do Campo, mas atende muitos alunos de periferia. É neste contexto que o modelo de gestão desenvolvido pela diretora Toshiko Matsuda, que atua ali desde 1999, tem surtido impacto positivo na aprendizagem dos alunos. “A gestão é democrática, todas as decisões passam pelo aval da Associação de Pais e Mestres e do Conselho de Escola.”
A necessidade de incluir os alunos no processo de gestão levou Toshiko a reservar horário para a realização de reuniões semanais com todas as classes. “É um momento para a gente trocar idéias.”
Arlene Oliveira Matos Nobre, mãe de Felipe, 6 anos, conta que seu filho faz de tudo para não faltar na escola. “Achei que ele ia estranhar estudar em um local sem parquinho, mas ele adora ir às aulas.”
Ciclo de 2 anos
A Secretaria Estadual de Educação pretende, a partir de 2008, reduzir de 4 para 2 anos o ciclo de avaliação da progressão continuada, sistema que prevê avaliação contínua do aluno durante um ciclo. No entanto, a rede municipal de ensino de São Bernardo do Campo já adota a progressão continuada com ciclo de 2 anos desde 1999 e colhe os resultados. Para Eli Fakih, professora de 4ª série da Emeb Geraldo Hypólito, que também dá aula na rede estadual, 2 anos é o tempo ideal para a avaliação do aluno. “Quatro anos é muito tempo para detectar as falhas.”
A professora de 4ª série da mesma escola, Marilisa Costa e Silva, concorda. “O ciclo de 2 anos dá tempo para avaliar o aluno. No caso de São Bernardo, semanalmente uma equipe técnica da prefeitura visita a escola e encaminha os alunos com dificuldades para fonoaudiólogos e psicólogos, o que tem dado certo.”
CONSULTE O IDEB DA SUA ESCOLA
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - que considera o rendimento escolar, por meio das taxas de aprovação, reprovação e abandono, e o desempenho dos alunos no Saeb e Prova Brasil - é uma média da qualidade de ensino por Estado, município, escola e País que varia de 0 a 10. O Ideb por escola poder ser consultado no site.
http://txt.jt.com.br/editorias/2007/07/11/opi-1.94.8.20070711.11.1.xml
Jornal da Tarde
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|