Paulistanos irão avaliar políticos

Publicado no Site do Jornal da Tarde de 17/07/07

Paulistanos irão avaliar políticos
Por meio de acompanhamento feito pelo Movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade, vereadores terão ranking e prefeitos devem assumir metas e objetivos

SAULO.LUZ, saulo.luz@grupoestado.com.br

Estabelecer um monitoramento criterioso e contínuo da Prefeitura e da Câmara Legislativa de São Paulo. Esse é um dos objetivos do Movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade, inspirado no exemplo dos projetos Bogotá Cómo Vamos e Concejo Cómo Vámos, que estão transformando a capital colombiana. Em São Paulo, o movimento promete exigir que os próximos prefeitos apresentem um programa detalhado de governo e cumpram as metas estabelecidas.

Ontem, membros do movimento receberam na Capital Alexandra Rodríguez, coordenadora do Concejo Cómo Vamos. Alexandra apresentou os resultados do trabalho, que tem o objetivo de estimular o cidadão a acompanhar as políticas públicas em Bogotá. “Mantemos um sistema periódico de observação dos vereadores municipais, avaliando o desempenho de cada parlamentar”, explica.

As metodologias utilizadas pelos projetos colombianos culminaram num processo de transformação econômica e social que contou com o apoio da população civil, dos governos (atuais e anteriores) e de empresas. O resultado foi uma melhora significativa nos quadros caóticos de violência e corrupção e na qualidade de vida da população.

O Movimento Nossa São Paulo quer implantar essas metodologias na Capital até o fim do ano. A idéia é acompanhar de perto o trabalho dos políticos do Executivo e do Legislativo.

Para avaliar a Prefeitura, grupos de trabalho já estão desenvolvendo indicadores sobre a situação de temas como educação, cultura, segurança e meio ambiente. Além disso, o próprio movimento irá encaminhar um projeto de lei para a Câmara exigindo que, nos três primeiros meses após o final das eleições, o candidato vencedor tenha de apresentar um programa de governo detalhado. “Hoje os candidatos não fazem isso. Com a lei, eles teriam de apresentar metas efetivas do governo em cada secretaria, subprefeitura e área de atuação. Depois, seria possível comparar essas metas com os indicadores reais, avaliando que objetivos foram atingidos ou não”, explica Maurício Broinizi, da Secretaria-executiva do movimento.

Já no caso dos vereadores da Cidade, a idéia é construir um ranking mensurando os desempenhos individuais. “Serão avaliados fatores como freqüência em plenárias - bem como o tempo de permanência nas sessões -, a quantidade e a qualidade dos projetos apresentados pelos legisladores, dentre outros”, afirma Broizini. No caso dos projetos, somam mais pontos os que conseguem aprovação e são de utilidade pública”, explica Alexandra.

O Nossa São Paulo irá avaliar também como é feita a distribuição de recursos para cada região da Cidade. “Assim veremos se há coerência na destinação dos recursos, diz Oded Grajew, da Secretaria-executiva do Nossa São Paulo. “Isso tudo será uma ferramenta para o eleitor avaliar os políticos”, completa Broinizi.

COMO PARTICIPAR

Você também pode fazer sua parte e aderir ao Movimento, seja como representante de uma entidade ou como cidadão. Basta entrar no site.

Jornal da Tarde