Luiza Sato obedece ao mestre |
|
|
Publicado no Site do Jornal O Estado de São Paulo de 17/07/07 |
Luiza Sato obedece ao mestre
Discípula de Yamamoto cria rede que irradia bem-estar
A mãe, Satsuko Oikawa, chegou do Japão com 13 anos, em 1933, a bordo do navio Brasil Maru. Casou-se três anos depois com Kumao Ikeda, tiveram 11 filhos. Luiza Sato, segunda filha do casal, nasceu no município paulista de Bastos e foi criada em Adamantina. Mudou-se para São Paulo, fez curso de contabilidade, trabalhou em um banco, casou-se, teve dois filhos.
A vida de Luiza mudou radicalmente quando decidiu buscar cura alternativa para a bronquite alérgica dos filhos. Fez um curso com Zenzo Yamamoto, um professor japonês que lhe ensinou que cada vértebra da coluna corresponde a um ponto do corpo humano e que, dependendo de como massageá-las, poderia curar doenças.
Seguindo os ensinamentos de Yamamoto, Luiza abriu uma primeira clínica em São Paulo, e patenteou o método que combina a técnica da massagem shiatsu com várias terapias como alongamento, respiração, energização e exercícios para manter a postura e ativar as articulações.
Em 32 anos de profissão, Luiza hoje tem 30 pontos de atendimento em várias cidades paulistas, no Rio e em Goiás. Até o fim do ano, abre mais 8 ou 9, incluindo Brasília, Curitiba e Florianópolis. Luiza comanda com mão de ferro 260 terapeutas. Pelas suas clínicas passa gente famosa, como a família Diniz, do grupo Pão de Açúcar; a mulher e os filhos de Antonio Ermírio de Moraes; o presidente da Bolsa de Valores de São Paulo, Raimundo Magliano Filho; o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e a ex-primeira dama Ruth Cardoso; o presidente do PMDB, Michel Temer; os artistas Tomie Ohtake, Maria Fernanda Cândido, Zeca Camargo.
No seu recém-aberto QG, no Jardim Europa, Luiza estuda com calma como poderá participar das comemorações do centenário da imigração japonesa ao Brasil. A Fundação Japão, mantida pelo governo japonês, já acenou com um convite para que ela participe pelo menos de um dos seus inúmeros projetos.
http://www.estado.com.br/editorias/2007/07/17/eco-1.93.4.20070717.71.1.xml
Jornal O Estado de São Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|