> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Publicidade é anterior ao Império Romano


Publicado no Site da Folha Online em 19/07/2007

Publicidade é anterior ao Império Romano

da Folha Online


Da Antigüidade à internet

É praticamente impossível determinar a origem exata da publicidade. De uma forma ou de outra, a propaganda existe desde que surgiu a primeira pessoa decidida a vender algo a outra.

Em seus primórdios, as técnicas de convencimento eram utilizadas oralmente, por mercadores e vendedores ambulantes, para destacar as qualidades de seus produtos.

Numa etapa posterior, no Império Romano, há registros de anúncios de produtos e de espetáculos teatrais, feitos em tabuletas e expostos próximos aos fóruns. Com a invenção da imprensa por Gutenberg, no século 15, os meios de comunicação e a propaganda impressa passaram a tomar a forma pela qual se tornaram populares. Logo surgiram os primeiros panfletos e cartazes publicitários de caráter informativo.

Em 1625, o jornal inglês "Mercurius Britannicus" publicou o primeiro anúncio publicitário, e já na década seguinte os demais periódicos passaram a destinar um espaço exclusivo para anúncios. Isso fez com que a receita dos jornais aumentasse, somando-se ao produto da venda avulsa e das assinaturas.

Em meados do século 18 surgiram, na Inglaterra e na França, jornais dedicados à publicação de anúncios publicitários, entre os quais o britânico "General Advertiser" e o francês "Les Petites Annonces".

A Revolução Industrial, entre os séculos 17 e 18, permitiu a produção em maior escala e a conseqüente necessidade de aumento de vendas. Nesse momento a propaganda deixou de ser apenas informativa e assumiu um tom mais persuasivo em suas mensagens, no estilo que persiste até os dias de hoje.

Já no século 19, do outro lado do Atlântico, nos Estados Unidos, Volney B. Palmer se tornou, em 1841, um dos primeiros agentes publicitários da história. Depois de trabalhar na busca de anunciantes para o jornal de seu pai, o "Mont Holly", Palmer passou a cuidar também do planejamento dos anúncios de seus clientes.

Seguindo seus passos, Francis Wayland Ayer fundou em 1869, na Filadélfia, a primeira agência publicitária norte-americana, a precursora das atuais empresas de propaganda.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u300370.shtml

Jornal Folha de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader