> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Mudanças do clima engajam brasileiros


Publicado no Site do Jornal da Tarde em 23/07/07

Mudanças do clima engajam brasileiros
Estudo mostra que 47% da população do Brasil mudou os hábitos pelo aquecimento global

THALITA PIRES, thalita.pires@grupoestado.com.br

Uma pesquisa realizada pelo Instituto HSBC com nove mil pessoas em nove países mostra que o Brasil tem, juntamente com a Índia, o maior número de pessoas comprometidas em mudar a atitude em relação às mudanças climáticas. Cerca de 47% dos entrevistados declararam ter alto grau de engajamento pessoal para modificar ações danosas ao meio ambiente.

Além disso, 30% dos brasileiros colocam a mudança climática como primeira preocupação, atrás de pobreza (20%) e futuro das crianças (17%).

“O brasileiro adere de fato, não só mudando hábitos de consumo, mas faz tudo pensando em melhorar o ambiente. É uma mudança consistente”, afirma Ana Paula Gumy, diretora-executiva do Instituto HSBC.

O estudo mostra ainda que 54% dos brasileiros não acreditam que os países desenvolvidos estejam atuando de maneira efetiva na luta contra os efeitos do aquecimento global, ao contrário dos outros países pesquisados. A média mundial é de 78% de confiança nos países mais ricos.

Apesar disso, o otimismo no País é um pouco maior que a média. Cerca de 25% acredita que as mudanças no clima do planeta mudarão, contra 22% de outros países.

O otimismo do brasileiro com o ambiente pode ser explicado pela matriz energética brasileira - a energia hidrelétrica - e pela proximidade com tecnologias limpas de combustível, como o etanol e os biocombustíveis. “Tratamos esse assunto com naturalidade, sabemos que as alternativas existem e estão à mão”, diz Miriam Duailibi, coordenadora geral do Instituto Ecoar.

Para Miriam, os resultados da pesquisa têm de ser comemorados. “Como ambientalistas, ficamos felizes porque o resultado mostra que o trabalho de conscientização que aconteceu no Brasil foi muito bom”, diz.

“A diferença entre estar preocupado e engajado e realmente mudar as atitudes, no entanto, pode ser grande”, acredita Miriam. “Mudar alguns hábitos individuais sem atuar como cidadão de uma forma ampla não é suficiente para enfrentar o desafio do clima”, diz. É importante cobrar políticas públicas e atuar em comunidade.

Ana Paula concorda. “Os avanços já foram muitos, mas ainda há espaço para melhorar o conhecimento e a preocupação com o clima”, diz. “As pessoas se interessam pelo tema. Temos que melhorar a qualidade das informações para avançar nesse tema.”

NÚMEROS DA PESQUISA DO HSBC NO BRASIL

>>47% das pessoas admitem ter mudado de comportamento em relação ao ambiente

>>46% da população acha que, se todos se engajarem, o prejuízo para o clima será pequeno

>>54% dos brasileiros não acreditam que os países ricos lideram as mudanças para o clima

>>30% dos pesquisados acham que a mudança climática é um grande problema para o País


http://txt.jt.com.br/editorias/2007/07/23/opi-1.94.8.20070723.15.1.xmlhttp://txt.jt.com.br/editorias/2007/07/23/opi-1.94.8.20070723.15.1.xml

Jornal da Tarde

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader