> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 16 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Escola celebra a imigração japonesa


Publicado no Site do Jornal da Tarde de 24/07/07

Escola celebra a imigração japonesa

MARIA REHDER, maria.rehder@grupoestado.com.br

Enquanto escolas que têm japonês até no nome - como a Cidade Hiroshina, na Zona Leste, e a Província de Nagasaki, na Zona Norte, ambas da rede estadual de ensino - nem sequer discutiram as atividades que serão realizadas durante o centenário da imigração japonesa no Brasil, comemorado em 2008, uma escola cujo porcentual de japoneses não chega a 20% dos alunos já está em contagem regressiva. Trata-se da Escola Estadual Major Telmo Coelho Filho, em Osasco. Desde o início do ano, o tema tem sido apresentado à comunidade escolar por meio de diferentes atividades que variam desde aulas de física sobre tecnologia japonesa até apresentações musicais.

Essa mobilização da comunidade escolar da Major Telmo, no entanto, não surpreende a diretora Patrícia Marques. “Sempre que criamos um novo projeto, todos se envolvem, desde professores, alunos e até membros da comunidade. E não foi diferente quando sugerimos o trabalho sobre a cultura nipônica. A proposta tem realmente despertado a atenção da comunidade para o tema.”

A proposta de trabalhar o centenário da imigração japonesa chegou até a escola por meio do Programa Viva Japão, criado pela Secretaria Estadual de Educação, que convidou no início do ano todas as escolas estaduais a trabalharem o tema com uma condição: cada unidade escolar desenvolveria seu projeto de acordo com a sua realidade.

No caso da escola de Osasco, a temática foi introduzida à equipe pedagógica logo no início do ano e, desde então, cada professor inseriu em suas disciplinas diferentes abordagens sobre a cultura nipônica. “Os professores realizaram pesquisas na internet, se uniram e criaram diferentes aulas desde a realização de evento para a degustação da culinária japonesa até aulas de física sobre tecnologia”, diz a diretora.

A coordenadora pedagógica, Patrícia Tavares, conta que tanto professores como alunos aprenderam detalhes da cultura japonesa antes desconhecidos. “Até as aulas de língua portuguesa foram diferentes. Por meio da criação de história em quadrinhos, os alunos debateram as histórias japonesas e criaram seus próprios textos sobre o tema. E na Educação Física, até a tradicional Dança da Colheita foi ensinada aos alunos.”

Para o próximo semestre, a Major Telmo trabalhará o tema de forma mais intensa. “Teremos a nossa Feira Cultural, onde o centenário da imigração japonesa será destacado”, diz Patrícia.

A escola traz mais detalhes sobre seus projetos por meio do site.

SAIBA MAIS SOBRE OS IMIGRANTES

PESQUISA

O site do Centro de Referência Mario Covas, por meio do link ‘Viva Japão’, traz informações sobre a cultura japonesa e dicas de fontes para a realização de projeto sobre as comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil

PASSEIO

O Memorial do Imigrante é uma boa dica de passeio para quem quer conhecer a trajetória dos imigrantes japoneses no Brasil. No último sábado do mês, a entrada é gratuita. Nos demais dias, o ingresso é de R$ 4 (R$ 2 para estudantes). 11-6692-7804, ramal: 211


http://txt.jt.com.br/editorias/2007/07/24/opi-1.94.8.20070724.9.1.xml

Jornal Bom Dia São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader