> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Brasil e China lançarão satélite


Publicado no site Terra.com em 29/7/07

Brasil e China lançarão satélite nos próximos meses

Brasil e China vão colocar em órbita seu terceiro satélite conjunto equipado com câmaras de alta definição para uso agrícola, mineiro e meio ambiental durante o próximo outono, segundo anunciou hoje a Administração Nacional Espacial chinesa.
O satélite Earth Resources 02B será lançado de Taiyuan, capital da província chinesa de Shanxi (norte), em setembro ou outubro, com algum de atraso em relação ao plano original, que estabelecia uma data para a decolagem em setembro, segundo informou hoje a agência estatal Xinhua.

O diretor da Administração Nacional Espacial da China, Sun Laiyuan, assegurou que o satélite, construído no Brasil, já passou por todos os testes e está pronto para seu lançamento, e afirmou que ele possui uma câmara de alta definição.

Brasil e China já puseram em órbita dois satélites, em 1999 e 2003, que transmitiram mais de um milhão de imagens, e os dois países se comprometeram a desenvolver outros dois modelos, o 03 e o 04, sendo que o primeiro será lançado em 2009.

Os dois satélites que já estão em órbita emitiram mais de um milhão de imagens da Terra que foram compartilhadas pelos dois países através do projeto CBERS (Satélite Chinês Brasileiro de Recursos Terrestres), e que depende do Instituto Brasileiro de Pesquisas Espaciais.

Estas imagens foram usadas em setores como o agrícola, florestal, mineiro e no controle do meio ambiente. Além da parceria com a China, o Governo brasileiro desenvolve programas de cooperação no lançamento de satélites com Índia, Ucrânia, Rússia e Estados Unidos.

EFE

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1794798-EI301,00.html

Agência EFE

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader