|
Publicado no Site do Jornal da Tarde de 01/08/07 |
Mudança na Educação
Tudo indica que a mudança no comando da Secretaria Estadual da Educação - a ex-secretária Maria Lúcia Marcondes Vasconcelos alegou razões de saúde para deixar o cargo - será tranqüila. A nova secretária, Maria Helena Guimarães de Castro, fez questão de deixar bem claro, antes de assumir o posto, que a seu ver “a pior coisa em educação é destruir o que já está sendo feito”.
Isto não quer dizer imobilismo. O próprio perfil da secretária, muito ligada ao problema da qualidade do ensino, indica qual será a sua prioridade, a marca que pretende imprimir à sua administração. Há muito tempo ligada ao governador José Serra e ao PSDB, ela é uma respeitada especialista em educação, com grande experiência no setor público. Foi presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), secretária de Ensino Superior e secretária-executiva do Ministério da Educação no governo Fernando Henrique Cardoso, quando chefiou a equipe que concebeu e implantou as primeiras e bem-sucedidas experiências de avaliação de ensino em âmbito nacional - o antigo Provão e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E em São Paulo, no governo Geraldo Alckmin, dirigiu as Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e de Ciência e Tecnologia.
Nos últimos governos, o ensino básico foi universalizado. Hoje, 99% das crianças do Estado com idade de 7 a 14 anos estão na escola. O problema é que a qualidade do ensino deixa a desejar. O nível médio de rendimento dos estudantes da rede pública paulista caiu proporcionalmente mais do que no resto do País, como indicam as avaliações feitas pelo Ministério da Educação. Os estudantes paulistas ficaram em 5º. lugar em português e em 8º. em matemática na Prova Brasil de 2006, que avaliou o ensino fundamental nos 27 Estados.
A nova secretária sabe que os mecanismos de avaliação hoje disponíveis fornecem os elementos necessários para se determinar o que deve ser feito para elevar a qualidade do ensino na rede estadual. Como ela declarou pouco depois do anúncio de seu nome para ocupar a Secretaria da Educação, “os resultados das avaliações precisam chegar às salas de aula”. Esse é o grande desafio que Maria Helena Guimarães Castro vai enfrentar e sua larga experiência indica que tem boas possibilidades de êxito.
http://txt.jt.com.br/editorias/2007/08/01/opi-1.94.8.20070801.2.1.xml
Jornal da Tarde
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|