Alunos aprendem a cuidar da natureza

Publicado no Site do Jornal da Tarde em 03/08/07

Alunos aprendem a cuidar da natureza
Em Guaratinguetá, empresa, ONGs e poder público levam educação ambiental para as salas de aula

SAULO LUZ, saulo.luz@grupoestado.com.br

A Lei Federal 9.795 de 1999 prevê que sejam implantadas em todas as disciplinas escolares atividades ligadas à consciência ambiental. Mas a lei não é a única responsável por isso. Temas atuais e polêmicos como o aquecimento global, excesso de lixo e desmatamento estão tornando a educação ambiental cada vez mais presente na sala de aula.

Em Guaratinguetá, no Interior, por exemplo, alunos estão conhecendo o tratamento do lixo reciclável e aprendendo a preservar as matas ciliares, numa parceria que reúne poder público, iniciativa privada e ONGs. É o Programa Semente do Amanhã, patrocinado pela empresa química Basf e coordenado pela Prefeitura de Guaratinguetá, que inseriu a educação ambiental no currículo das escolas municipais da cidade. “A iniciativa, que beneficia anualmente mais de 6 mil alunos de 1ª a 4ª série, começou com visitas de alunos à mata ciliar do Rio Paraíba do Sul, área reflorestada num projeto da empresa”, explica Odilon Ern, diretor de meio ambiente da Basf. Destas visitas acabou nascendo um projeto bem mais amplo com uma rede de parcerias na cidade que inclui o Serviço Autônomo de Águas e Esgotos e Resíduos de Guaratinguetá (Saaeg), a Polícia Militar Ambiental, a cooperativa de coleta seletiva Amigos do Lixo e o Grupo de Apoio e Proteção aos Animais (Gapag).

Os alunos recebem material pedagógico relacionado ao tema ambiental. Além disso, os professores são capacitados para abordar, de forma interdisciplinar, os temas ambientais que norteiam o programa. “São temas que tratam sobre a importância da água, das matas ciliares e da fauna da região e sobre o problema do lixo. A idéia é fazer isso sempre aproximando o assunto dos alunos. Por isso, os estudantes conhecem de perto o trabalho da cooperativa de catadores, do serviço de água, visitam as matas ciliares e conhecem o Parque Ambiental, que já foi o antigo lixão da cidade”, afirma Renata de Fátima Teixeira da Costa Neves, professora de 2ª série.

Ela conta que as crianças abraçaram o tema “coleta seletiva” e já ensinaram os pais a separar o lixo em casa. A pequena Michele de Souza, 7 anos, aluna de Renata, leva todo o resíduo recolhido em casa para a escola, onde é encaminhado à coleta seletiva. “Nós aprendemos que temos de separar o lixo e cuidar da natureza para poder viver melhor”, conta a garotinha.

SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA

>>São investidos R$ 100 mil por ano no programa. Setenta mil pela Basf e 30 mil divididos entre Secretaria da Educação do Município e o Saaeg, a agência de saneamento ambiental de Guaratinguetá

>>O programa já capacitou 500 professores em encontros anuais 6.390alunos de 1ª a 4ª série das escolas municipais recebem o conteúdo, dividido entre séries

>>No 1° ano, o tema é “Água e a saúde”. Na 2ª série, “Amiguinhos do lixo”, quando os alunos aprendem sobre reciclagem. Na 3ª série,”Sou mais bicho”, que aborda o cuidado com os animais. Na 4ª série, “Mata Viva”, quando os