Gigante fora do Sistema Solar |
|
|
Publicado no Site do Jornal da Tarde de 08/08/07 |
Gigante fora do Sistema Solar
Astrônomos descobrem o maior planeta conhecido até hoje fora do Sistema Solar - 70% maior do que Júpiter, o TrES-4 possui temperaturas médias de 1,3 mil graus ºC
Uma equipe internacional de astrônomos anunciou a descoberta do maior planeta conhecido até hoje fora do Sistema Solar.
O planeta 'em trânsito' - significando um planeta que passa em frente à sua estrela-mãe - é cerca de 70% maior que Júpiter, o maior planeta de nosso Sistema Solar.
O novo corpo celeste tem massa bem menor do que Júpiter, fazendo com que sua densidade seja extremamente baixa.
O novo exoplaneta (como são definidos os planetas que não fazem parte de nosso Sistema Solar), chamado de TrES-4, está localizado na constelação de Hércules, e foi descoberto por uma equipe do projeto de pesquisa Transatlantic Exoplanet Survey (TrES). O planeta orbita a estrela GSC02620-00648, que está a cerca de 1.435 anos-luz da Terra - 1 ano luz equivale a cerca de 9,5 trilhões de quilômetros .
Estando a apenas 7 milhões de quilômetros de sua estrela, o planeta é muito quente, com temperaturas médias de cerca de 1,3 mil ºC.
Pela baixa força gravitacional exercida pelo TrES-4 em sua atmosfera superior, parte da atmosfera provavelmente escapa, deixando um rastro parecido com o de um cometa. 'O TrES-4 é o maior exoplaneta conhecido', disse à rede BBC um dos autores da pesquisa, Georgi Mandushev, do Observatório Lowell, no Arizona, Estados Unidos.
'Se pudermos explicar os tamanhos destes planetas inchados em seus ambientes hostis, isso poderá nos ajudar a entender melhor os planetas do nosso Sistema Solar e sua formação', acrescentou.
Um planeta transitório passa diretamente entre a Terra e sua estrela, bloqueando parte da luz da estrela e gerando uma pequena diminuição em seu brilho. Segundo os astrônomos, o TrES-4 faz uma revolução completa em volta de sua estrela-mãe a cada 3,55 dias. Um ano deste planeta é mais curto que uma semana na Terra.
http://txt.jt.com.br/editorias/2007/08/08/int-1.94.6.20070808.1.1.xml
Jornal da Tarde
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|