> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Educação: investimento melhora vida de jovens


Publicado no Site da UOL em 17/08/2007

Lula diz que investimento em educação melhora vida de jovens

Da redação
Em São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu na quinta-feira (16), em discurso durante a inauguração das novas instalações de uma unidade do Colégio Pedro II, em Realengo, zona Oeste do Rio de Janeiro, o investimento em educação como única forma de dar a chance de uma vida melhor aos jovens.

"Esse povo, por mais humilde que seja, por mais pobre que seja, que more no lugar mais degradado deste país, ele só vira bandido e uma menina só vira prostituta, porque o Estado, até agora, não ofereceu outro caminho para estes jovens seguirem, não lhe estendeu a mão. E aí, depois, fica muito mais caro cuidar de um jovem delinqüente, de uma menina grávida precocemente, do que cuidar deles na idade certa, dando a educação correta", disse a uma platéia de convidados e alunos da escola.

Lula afirmou que uma pequena parcela da elite não aceitava que os pobres tivessem acesso a uma educação de melhor qualidade: "Lamentavelmente, um grupo muito pequeno de uma elite conservadora, que nunca aceitou que os pobres fossem tratados iguais a eles, não admitem que os pobres tivessem as coisas com a mesma qualidade. Porque, para eles, pobre tinha que continuar pobre, sem oportunidade, sem chance de se transformar em grandes personalidades deste país."

Como exemplo dos resultados do investimento nos estudantes, Lula citou o Prouni, programa que isenta parte dos imposto das universidades particulares em troca de bolsas de estudos para jovens pobres. "Em 14 matérias, incluindo medicina, engenharia, arquitetura, os melhores alunos foram os do Prouni", disse.

As informações são da Agência Brasil

http://noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/ult105u5719.jhtm

Agência Brasil

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader