> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Estudante acha chiclete neolítico


Publicado no Site do Jornal O Estado de São Paulo de 21/08/07

Estudante acha chiclete neolítico
Goma de mascar de 5 mil anos estava na Finlândia

Helen Carter, The Guardian

Londres - Um pedaço de goma de mascar de 5 mil anos - um dos mais antigos de que se tem notícia - foi encontrado por uma estudante de arqueologia britânica. O chiclete neolítico, feito de alcatrão de casca de bétula, foi descoberto por Sarah Pickin, de 23 anos, durante uma escavação na Finlândia. A goma ainda tem marcas de dente.

Sini Annala, do Kierikki Centre, afirmou que o material é uma espécie de alcatrão, que era obtido com o aquecimento de casca de bétula. Depois de fervido, ele se tornava sólido ao esfriar. Aquecido novamente, o material amolecia e era usado como goma de mascar.

Trevor Brown, professor de Sarah na Universidade de Derby, afirmou: “O alcatrão de casca de bétula contém fenóis, que são compostos antissépticos. Acredita-se que os neolíticos tenham descoberto que mascar esse material ajudava a tratar infecções da gengiva”. Brown explicou que o achado é especialmente significativo por causa das marcas de dente, que estão bem definidas.

Sarah disse estar feliz com a descoberta e ansiosa para aprender mais sobre a história da goma. Ela integra um grupo de cinco estudantes da Grã-Bretanha num programa voluntário no Kierikki Centre, museu arqueológico na costa oeste da Finlândia.

A estudante também encontrou parte de um anel de âmbar e a ponta de uma lança de ardósia. As peças serão expostas no museu depois de análises em laboratório.



http://www.estado.com.br/editorias/2007/08/21/ger-1.93.7.20070821.6.1.xml

The Guardian

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader