> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Imagens do cérebro indicam área do medo


Publicado no Site do Jornal O Estado de São Paulo de 23/08/07

Imagens do cérebro indicam área do medo

Reuters, Londres

Um grupo de cientistas da Universidade de Londres descobriu, utilizando um simples jogo de computador, como a resposta do cérebro ao medo muda quando o perigo está próximo. As aplicações do estudo podem auxiliar pessoas que sofrem ataques de pânico.

Duas áreas-chave do cérebro estão envolvidas com o medo. A região mais “impulsiva” das duas é a que assume o controle quando uma ameaça se aproxima. Um desequilíbrio na interação entre as duas áreas pode ser a explicação para certos distúrbios como ansiedade, segundo os pesquisadores.

Para saber exatamente onde reside o medo, os especialistas submeteram voluntários a situações de perigo em games em que o jogador fica preso em um labirinto e são caçados por um predador. Se eram capturados, os voluntários recebiam uma descarga elétrica.

GANGORRA

Imagens instantâneas do cérebro que mediam o fluxo sanguíneo mostraram que, quando o predador estava distante, eram ativadas as partes baixas do córtex pré-frontal, área relacionada à tomada de decisões complexas (como, por exemplo, planejar uma fuga).

Quando o predador se aproximava, a atividade cerebral maior era localizada na substância cinzenta periaqueductal, responsável pelos mecanismos de reação rápida para assegurar sobrevivência, como a luta ou a fuga.

Os resultados obtidos pelo grupo coordenado por Dean Mobbs foram publicados ontem pela revista Science. “É como uma gangorra: ambas as regiões têm um papel-chave, mas cada uma se torna preponderante em distintas etapas do medo”, explicou Mobbs.



http://www.estado.com.br/editorias/2007/08/24/ger-1.93.7.20070824.13.1.xml

Jornal O Estado de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader