Grande Muralha sofre com tempestades de areia

Publicado no Site da Globo.com em 29/08/2007

TRECHO DA GRANDE MURALHA ESTÁ SENDO DESTRUÍDO POR TEMPESTADES DE

Pequim, 29 ago (EFE)

Um trecho da Grande Muralha no noroeste da China está prestes a desaparecer devido às tempestades de areia que atingem a região, advertiu um arqueólogo citado hoje pela agência estatal "Xinhua".

O trecho, que tinha 60 quilômetros na década de 80, foi construído principalmente com barro, em vez de tijolos e pedras, o que o torna mais vulnerável à erosão, explicou Zhou Shengrui, ex-diretor do museu do distrito de Minqin, na província de Gansu, onde se encontra a parte ameaçada.

Mais de 40 quilômetros já foram destruídos pela areia e, a menos que a vegetação local se recupere e as tempestades sejam contidas, o restante desaparecerá em breve.

Segundo Zhou, a agricultura extensiva praticada na região há 50 anos esgotou os recursos hídricos subterrâneos e destruiu o ecossistema local, devido à extensão do deserto Badain Jaran, que já ocupa mais de 40 mil quilômetros quadrados.

A desertificação, que causa transtornos diários diretamente a 400 milhões de chineses, avança no país a um ritmo de 1.283 quilômetros quadrados ao ano.

Segundo dados da Administração Estadual Florestal, 18% do território nacional, sobretudo no norte e o oeste, já são considerados uma área desértica.

Uma das áreas mais ameaçadas é a região autônoma da Mongólia Interior (norte), onde um terço da superfície foi afetada pelo fenômeno e o deserto de Kubuqi, o nono maior do mundo, começou a erodir a bacia hidrográfica do Rio Amarelo, segundo a agência "China News Service". EFE

China News Service