Backup da Terra na Lua para o caso de catástrofe |
|
|
Publicado no Site do Jornal O Estado de São Paulo de 31/08/07 |
Cientistas pedem 'backup' da Terra na Lua para o caso de catástrofe planetária
Der Spiegel, Berlim
Como proteção contra bombas nucleares, pragas, desastres naturais, colisões com asteróides ou outros eventos apocalípticos, cientistas estão fazendo lobby por uma biblioteca de realizações científicas e culturais humanas construída e mantida na Lua. Jim Burke, especialista aposentado da Nasa, a agência espacial americana, que trabalha na Universidade Espacial Internacional, em Estrasburgo, França, advertiu que um asteróide ou um cometa poderiam aniquilar a civilização global e que é preciso providenciar um seguro contra a perda total das realizações humanas.
Burke sugere um projeto para criar um “arquivo biológico e histórico lunar”, que incluiria amostras e um registro das realizações científicas e culturais humanas.
A idéia, que Burke chama de “Arca de Noé da era espacial”, é compartilhada pela Aliança para o Resgate da Civilização (ARC), que também quer incluir “backups” da herança biológica e da diversidade da Terra numa instalação lunar permanentemente habitada.
“No caso de uma catástrofe global, as instalações da ARC estarão preparadas para devolver à Terra a tecnologia, a arte, a história, os cultivos, os animais e, se necessário, até mesmo os seres humanos”, disse Robert Shapiro, co-fundador da aliança e bioquímico da Universidade de Nova York.
A Nasa já tem planos de criar um posto avançado permanente na Lua até 2024. O órgão também possui programas que estudam como reagir aos perigos representados por asteróides e cometas usando, por exemplo, veículos espaciais com ogivas nucleares.
http://www.estado.com.br/editorias/2007/08/31/ger-1.93.7.20070831.3.1.xml
Jornal O Estado de São Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|