Debates sobre educação no sistema prisional |
|
|
Publicado em Último Segundo.com em 06/09/07 |
Recife - Representantes dos Ministérios da Justiça e da Educação, além de integrantes do sistema prisional de todo o Nordeste participam em Recife de encontro estadual, na sede da Universidade Católica de Pernambuco, para debater as diretrizes que irão nortear uma política de educação dentro dos presídios.
De acordo com o secretário estadual de ressocialização de Pernambuco, Humberto Vianna, a idéia é definir um modelo pedagógico adequado ao sistema prisional, que resulte na valorização do ser humano. “A intenção é construir uma política que ofereça possibilidades para que, quando preso sair do sistema carcerário, possa entrar no mercado de trabalho em condições mais favoráveis de competitividade”, declarou.
Vianna destacou que o plano de inovação educacional dentro das unidades prisionais deve ser implantado a partir de experiências já desenvolvidas em alguns estados brasileiros e com a orientação do Ministério da Justiça. Ele explicou que a construção de salas de aulas, escolha de livros didáticos e contratação de professores especializados para ensinar aos detentos estarão em pauta em um congresso a ser realizado em São Paulo, no mês de outubro.
O secretário disse ainda que o ministério da Justiça vêm realizando encontros pelo país para avançar no modelo de gestão da área educacional nos presídios. Dados da Secretaria de Ressocialização de Pernambuco mostram que existem no estado 17 estabelecimentos penais e mais de 70 cadeias públicas, com uma população carcerária de 16,5 mil pessoas nos sistemas fechado, aberto, e semi-aberto.
http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2007/09/05/especialistas_debatem_em_recife_educacao_no_sistema_prisional_991431.html
Ultimo Segundo.com
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|