> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Jornal na aula de matemática


Publicado no Site do Jornal da Tarde de 06/09/07

Jornal na aula de matemática
Professor usa reportagens para criar problemas e mostrar que a disciplina faz parte do dia-a-dia

Eleni Trindade, eleni.trindade@grupoestado.com.br

Entender que a Matemática não é apenas um amontoado de números, mas uma disciplina que faz parte do dia-a-dia das pessoas. Esse é o objetivo das atividades criadas pelo professor Natalino de Carvalho para algumas de suas aulas na rede pública. A partir de reportagens de jornal, ele elabora problemas matemáticos relacionadas aos conteúdos da disciplina. “Depois que passei a usar esse sistema, há 12 anos, não precisei mais explicar com tanta freqüência aos alunos para que serve a matemática, pois eles entendem que ela está no cotidiano de todas as pessoas”, diz ele. Natalino afirma que o aproveitamento das turmas às quais ele aplica as atividades tem sido positivo. “São temas do cotidiano abordados nos problemas e isso é um fator de motivação, mas não é em todas as salas que eu consigo aplicar o sistema, pois tudo depende do nível de cada classe.”

A 8ª série B da Escola Estadual Paulino Nunes Esposo, localizada no Jardim Casa Grande, região de Parelheiros, Zona Sul, é uma das turmas em que o professor Natalino aplica as atividades. Cada aluno recebe uma cópia da reportagem para ler e entender melhor o assunto que ela trata. Após o esclarecimento de dúvidas, o professor apresenta os problemas de matemática criados a partir do assunto da reportagem. “Qualquer tema pode virar aula”, diz ele. “Essas atividades são indicadas para classes de 1ª a 8ª séries, basta adequar o assunto aos conteúdos”, completa.

Entre os exemplos, estão uma reportagem sobre metragem do campo de futebol, a partir da qual os alunos resolvem problemas sobre cálculo de área do retângulo e do círculo; uma notícia sobre o bolo do Bexiga, em que é possível calcular a quantidade de ingredientes usados para o prato e quantas pessoas poderiam consumi-lo ou ainda uma reportagem sobre regras criadas na Itália sobre o padrão que a pizza napolitana deve ter e, na seqüência, a proposta de resolver problemas sobre quantas pizzas um estabelecimento vende ao dia e ao mês, entre outros cálculos.

Na opinião de Thaís Silva dos Santos, aluna de Natalino, é uma boa forma de aprender matemática. “É mais fácil entender o assunto”, diz ela. Seu colega Diego da Silva Reinaldo concorda. “É uma forma interessante, pois os problemas são diferentes do que estávamos acostumados.”

http://txt.jt.com.br/editorias/2007/09/06/opi-1.94.8.20070906.5.1.xml

Jornal da Tarde

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader