Sociedade desconhece conceitos |
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Publicado no Site do Jornal da Tarde de 06/09/07 |
Sociedade desconhece conceitos
Pesquisa Ibope mostra que a responsabilidade social não é totalmente compreendida
Thalita Pires, thalita.pires@grupoestado.com.br
O conceito de sustentabilidade empresarial ainda é incipiente no Brasil. Esta é a conclusão da pesquisa “Sustentabilidade: hoje ou amanhã?”, realizada pelo Ibope com empresários e cidadãos e divulgada na última terça-feira.
O levantamento mostra que 79% dos executivos e 55% dos cidadãos já ouviram falar sobre o assunto - entretanto, para 58% dos empresários, sustentabilidade remete imediatamente para ações socioambientais; já para as pessoas comuns, o conceito está atrelado ao desenvolvimento de produtos (33%) e à solidez das instituições (23%). “Mas não é só isso. Uma empresa é responsável quando consegue manter-se no mercado sem prejudicar as gerações futuras”, explica Nelsom Marangoni, diretor do Ibope e responsável pelo estudo.
Outra constatação da pesquisa é que as empresas ainda não têm a sustentabilidade como pilar dos seus negócios. “Buscar formas mais sustentáveis de produção deve estar entre as missões das empresas, assim como o desenvolvimento de produtos e a busca pelo lucro”, diz Marangoni.
Ricardo Young concorda. “Apesar do conhecimento sobre práticas sustentáveis, poucas empresas assumiram a responsabilidade social de fato. É o ‘faça o que eu digo e não faça o que eu faço. Isso é preocupante, porque se as empresas não derem o tom para as mudanças, ficarão a reboque de regulamentações cada vez mais pesadas.”
Na prática
A pesquisa também mostrou que a distância entre o discurso e a prática é muito grande entre os cidadãos comuns. As questões sobre pirataria, por exemplo, tiveram respostas contraditórias: 68% da população considera que pirataria é crime. Apenas 21%, no entanto, garantiu nunca ter comprado um produto pirata. “Quando estão comprando, a maioria pensa mesmo no preço menor”, analisa o diretor do Ibope.
O mesmo aconteceu em relação ao lixo. A maioria dos entrevistados (85%) concorda que pilhas e baterias são prejudiciais ao meio ambiente, mas 32% joga esse resíduo no lixo comum. “É preciso dizer que muitas pessoas têm a intenção de agir, mas não encontram como. A ausência de facilitadores e o pessimismo faz com que a situação permaneça a mesma”, diz Marangoni.
“De uma maneira geral, a pesquisa mostrou que estamos na direção correta em relação a esse tema, mas com uma velocidade menor que a desejável”, finaliza Young.
PESQUISA IBOPE
79%
dos executivos já ouviram falar sobre sustentabilidade empresarial
41%
das empresas pesquisadas investirão em projetos de responsabilidade social nos próximos anos
68%
dos entrevistados considera a pirataria um crime, mas apenas 21% nunca comprou um produto pirata
85%
das pessoas concordam que pilhas e baterias são prejudiciais ao meio ambiente, mas só 32% delas as descarta no lixo comum
53%
dos entrevistados deixaria de comprar sua marca preferida se soubesse que o fabricante prejudica a sociedade ou o meio ambiente
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Jornal da Tarde
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