> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Escolas estaduais receberão guia curricular


Publicado no Site do Jornal da Tarde de 10/09/07

Escolas estaduais receberão guia curricular

MARIA REHDER, maria.rehder@grupoestado.com.br

No próximo dia 20, todas as escolas estaduais receberão um documento com as orientações do que deverá ser ensinado aos alunos em cada disciplina de cada ano do 2º ciclo do Ensino Fundamental e Médio. Segundo a secretária de Educação do Estado de São Paulo, Maria Helena Guimarães, o documento será analisado pelos educadores das escolas, os quais avaliarão as chamadas expectativas de aprendizagem e poderão opinar e enviar sugestões para o órgão sobre o conteúdo.

Maria Helena acredita que até o fim do ano essas orientações curriculares estarão consolidadas para que as escolas já possam usá-las no início do ano letivo de 2008.

“O material está em fase de elaboração e faz parte de um conjunto de ações que será implantado até o fim do ano com o objetivo de melhorar o desempenho pedagógico dos alunos das escolas estaduais”, explica.

A Secretaria Municipal de Educação da Capital há um ano e meio tem trabalhado na produção das orientações curriculares e proposições de expectativas de aprendizagem, que devem estar consolidadas até o fim do ano. “Neste mês, as escolas estão avaliando o conteúdo para darem sugestões”, afirma Regina Célia Lico Suzuki, diretora de orientação técnica da Secretaria Municipal da Educação.

Além da definição do conteúdo para cada ano do Ensino Fundamental, o órgão também está em fase de elaboração das orientações curriculares para o 3º estágio da Educação Infantil. “Os pais têm dificuldades em saber o que seus filhos têm de aprender nesta etapa de ensino.”

A especialista aproveita para fazer um alerta: “O pai tem de assumir o papel de acompanhar o que o filho está aprendendo. Além de verificar o quanto a escola investe na aprendizagem, deve estimular a criança a contar o que tem aprendido.“

http://txt.jt.com.br/editorias/2007/09/10/opi-1.94.8.20070910.21.1.xml

Jornal da Tarde

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader