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Faculdades dão bolsa para mais de 50% dos alunos


Publicado no Site do Jornal O Estado de São Paulo de 11/09/07

Para fugir da crise, faculdades dão bolsa para mais de 50% de seus alunos
Descontos, concedidos por mérito, parceria com empresas e até por idade, vão de 10 a 100% da mensalidade

Renata Cafardo

Numa tentativa de combater a inadimplência e a concorrência crescente no ensino superior privado do País, universidades particulares chegam a oferecer bolsas a mais da metade de seus alunos. Há todo tipo de desconto nas mensalidades: bolsa-idade, bolsa-mérito, bolsa para funcionários de empresas parceiras - sem contar os benefícios oferecidos pelo próprio governo a estudantes de baixa renda. Os abatimentos variam de 10% até 100%.

“Tornou-se uma necessidade oferecer bolsas para não perder alunos”, diz o presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo (Semes), Hermes Figueiredo. As instituições particulares enfrentam uma crise atualmente, com fechamento de universidades e tentativa desesperada de captar mais alunos em um mercado que já parece saturado.

Além disso, as instituições precisam atender estudantes das classes C e D, que nos últimos anos tornaram-se uma parcela cada vez maior desse mercado. Segundo números do Ministério da Educação (MEC), 27,5% dos alunos de ensino superior privado no País têm renda familiar de até três salários mínimos.

A Faculdade Sumaré já surgiu em 2000 com a estratégia de oferecer descontos para conquistar o público de baixa renda. Atualmente, 99% de seus cerca de 6 mil estudantes recebem algum tipo de bolsa. “Quando a pessoa chega à instituição, já verificamos sua situação e encaminhamos para alguma bolsa”, diz o diretor Eliseu Lourenço Pereira. As ofertas vão desde financiamentos como o ProUni, do governo federal, a bolsas mantidas pela própria faculdade.

A inadimplência da Sumaré é uma das mais baixas do setor: 2%. Segundo o Semesp, o índice médio no Estado no ano passado foi de 23,2%. O resultado positivo acontece, muitas vezes, porque o aluno que não paga em dia perde o benefício da bolsa. Algumas instituições dão ainda um descontinho a mais para o bolsista que não atrasa o pagamento.

Renata Mori Ferreira, de 18 anos, recebeu tantos descontos que hoje cursa Recursos Humanos de graça. Sua mensalidade era de R$ 597 na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), mas ela recebeu uma bolsa-estágio, por trabalhar na instituição, outra pelo convênio com o associação da polícia militar, da qual seu pai faz parte, e outros 15% oferecidos pela universidade. “Não teria como pagar se não fosse isso”, diz.

Mais de 70% dos 15 mil alunos da UMC recebem algum tipo de bolsa atualmente. A instituição tem um programa especial para captação de empresas e associações parceiras e já são 1.100 conveniadas. Entre elas, Embraer, Suzano Papel e Celulose e a prefeitura de Mogi da Cruzes. Os funcionários têm 20% de desconto em qualquer curso. Uma das contrapartidas da empresa é permitir o envio de mala-direta na época do vestibular, explica o gerente de marketing da UMC, Jorge Kowalski. “Temos um leque de opções de bolsas para que o aluno não deixe de estudar por falta de incentivo”, completa, mencionando ainda a bolsa-família (para estudantes de uma mesma família) e a bolsa-ex-aluno (para os que querem voltar a estudar).

PRÊMIO PARA BOAS NOTAS

A UniRadial, que acaba de ser comprada pela Universidade Estácio de Sá, do Rio, oferece uma bolsa para todos os ingressantes, conforme a idade. Cada um recebe entre 10% e 35% - quanto mais velho, mais descontos. Na Radial, 65% dos matriculados hoje têm algum tipo de bolsa.

Barbara Sobreiro, de 25 anos, recebeu uma de 10% por ser a melhor da classe no período. Agora, ela está pedindo mais um benefício à UniRadial porque não consegue pagar o restante da mensalidade. Barbara ainda não sabe em que tipo de bolsa poderá se encaixar, mas se diz otimista. “Eles são muito receptivos a ajudar o aluno”, diz. Muitos dos descontos são dados também a funcionários das centenas de empresas parceiras, que não pagam a parte do desconto, mas garantem a divulgação da universidade.

Segundo o presidente d

http://txt.estado.com.br/editorias/2007/09/11/ger-1.93.7.20070911.1.1.xml

Jornal O Estado de São Paulo

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