> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Alunos estão faltando menos por culpa do lap top


Publicado no Site do Jornal da Tarde em 13/09/07

Alunos estão faltando menos: \'culpa\' do lap top

Eleni Trindade, eleni.trindade@grupoestado.com.br

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernani Silva Bruno, localizada no bairro de Parada de Taipas, Zona Norte, é uma das instituições atendidas pelo projeto piloto \'Um Computador por Aluno\' (UCA) do governo federal.

\'No início, os professores tinham receio de que os equipamentos pudessem ser fator de dispersão durante as aulas, mas perceberam que ele é um recurso a mais na sala de aula que, bem utilizado, só colabora para o enriquecimento do repertório dos estudantes\', afirma Roseli de Deus Lopes, coordenadora do Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP, entidade responsável pela aplicação do projeto piloto em São Paulo.

Segundo ela, desde abril, quando os computadores portáteis passaram a ser usados, a equipe responsável pelo programa vem notando que os alunos passaram a faltar menos e estão mais interessados nas aulas.

Os professores, por sua vez, de acordo com Roseli, estão usando os lap tops de forma adequada no contexto pedagógico: para pesquisas na internet que complementam os temas tratados na aula, registro das pesquisas em editores de texto e jogos educacionais, além de vídeos e fotos que os alunos podem fazer com os próprios lap tops.

\'O professor é protagonista no uso do equipamento e tem de criar atividades que façam com que os alunos busquem o conhecimento por meio desse novo instrumento que está chegando à escola\', completa Roseli.

A professora Edna Maria Marques de Aquino, que dá aulas para uma das classes pioneiras no programa, afirma que os lap tops têm ajudado bastante em seu trabalho pedagógico. \'As atividades que estimulam a pesquisa na internet são exercícios constantes de leitura e escrita\', afirma. \'Além disso, o lap top é um recurso que motiva as crianças e lhes traz autonomia.\' Um exemplo, segundo a professora, foi uma atividade de ciências com o tema meio ambiente, em que o entendimento do assunto foi facilitado por pesquisas práticas usando o computador portátil. \'Eles gravaram imagens dos arredores da escola, entrevistaram pessoas e trouxeram o conteúdo para debater em classe \', descreve a professora.

Por meio do programa, os alunos têm exercitado situações reais de comunicação. É o que explica Edna de Oliveira Telles, coordenadora pedagógica da escola. \'Com o recurso de enviar e receber e-mails, eles entendem que a escrita tem o propósito da comunicação e da troca de conhecimento entre as pessoas\', explica ela. \'Essa prática tem tudo a ver com o projeto pedagógico da escola: estímulo à leitura e à escrita em todas as áreas do conhecimento e não só na Língua Portuguesa.\'

\'O lap top em sala de aula possibilita a pesquisa com a mediação do professor, o que ajuda a enriquecer o repertório do aluno\',
ROSELI DE DEUS LOPES,
COORDENADORA DO PROJETO EM SÃO PAULO


AMPLIAÇÃO DO PROJETO PILOTO

O programa está sendo testado em mais quatro cidades: Palmas (TO), Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Piraí (RJ)

Até o fim do ano, a Secretaria de Educação a Distância do MEC lançará um edital para a compra de 150 mil lap tops para 300 escolas de todo o Brasil

Os critérios para a seleção das escolas serão definidos pelo Ministério em conjunto com as Secretarias de Educação dos Estados e com os dirigentes municipais de Educação


http://txt.jt.com.br/editorias/2007/09/13/ger-1.94.4.20070913.19.1.xml

Jornal da Tarde

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader