> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sexta-Feira , 26 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Pesquisa de fôlego sobre ser jovem na metrópole


Publicado no Site do Jornal O Estado de São Paulo de 14/09/07

Pesquisa de fôlego sobre ser jovem na metrópole
Obra da editora Terceiro Nome terá lançamento hoje na Ação Educativa


A reunião de 'Japas e Manos' na estação Conceição do metrô, a dieta vegetariana e sem álcool dos Straight Edges, a balada dedicada ao Senhor. Jovens na Metrópole - Etnografias de Circuitos de Lazer, Encontro e Sociabilidade, que será lançado hoje, contempla e analisa expressões, atitudes e opções de vida escolhidas pela juventude que atualmente vive na grande São Paulo. A obra é fruto do mais recente trabalho do Núcleo de Antropologia Urbana (NAU) da Universidade de São Paulo e foi organizado pelo professor José Guilherme Cantor Magnani e Bruna Mantese de Souza, autora da pesquisa sobre os Straight Edges.

'Percebemos que a maioria das pesquisas atuais que vínhamos desenvolvendo envolviam a temática da juventude e pensamos em que reuni-las em um livro', conta Bruna. O NAU existe desde 1988 e é dedicado ao aprofundamento de questões relacionadas à antropologia urbana. 'Nosso próximo trabalho falará da relação dos deficientes auditivos na metrópole', conta Magnani.

Durante o processo de pesquisa, os alunos do núcleo procuram seguir orientações básicas como, por exemplo, a forma com que essas tribos se organizam e se relacionam com a metrópole. 'Assim todos os textos foram fundamentados sobre uma mesma metodologia', diz o professor, que sempre convida um aluno para ajudar na organização da obra. 'É um olhar de jovens sobre outros jovens.'

A escolha dos grupos apresentados em Jovens na Metrópole ficou a critério de cada um dos estudantes. Os forrozeiros do Baixo Pinheiros, os instrumentistas que escolheram uma loja da Rua Teodoro Sampaio como ponto de encontro e os pichadores que deixam sua cicatriz a cada esquina da capital são outras três tribos presentes neste ciclo de pesquisas. 'Tivemos trocas intensas: todos leram, comentaram ou sugeriram mudanças nos textos dos outros pesquisadores. Apesar de ser uma coletânea, os capítulos relacionam-se entre si', diz Bruna.


(SERVIÇO)Serviço Jovens na Metrópole. Organização: Bruna Mantese de Souza e José Guilherme Cantor Magnani. Editora Terceiro Nome. 280 págs., R$ 46. Ação Educativa. R. Gal. Jardim, 660. Hoje, 19 h

http://txt.estado.com.br/editorias/2007/09/14/cad-1.93.2.20070914.23.1.xml

Jornal O Estado de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader