Unesp divulga vestibular a alunos do e. público |
|
|
Publicado no Portal do Governo do Estado de São Paulo em 20/09/07 |
Unesp divulga vestibular a alunos do ensino público
Quinta-feira, 20 de Setembro de 2007 às 10h08
Curiosos. Foi assim que os estudantes da Escola Estadual de 2º Grau Dr. Carlos Augusto de Freitas Villalva Jr, no Jabaquara, chegaram para a palestra do Programa de Divulgação do Vestibular da Unesp. Organizado pelas assistentes técnicas da Pró-Reitoria de Extensão Universitária, Sandra Marasco e Cristina Malcov, o evento foi realizado à noite para dar aos alunos, especialmente aos que trabalham, a oportunidade de saber um pouco mais sobre os cursos, o vestibular, o que fazer para ingressar nessa universidade pública.
Na palestra, Sandra apresentou a Unesp, falou sobre os 64 cursos (nas áreas de humanas, exatas e biológicas) oferecidos por ela; das 32 unidades universitárias distribuídas em 23 cidades do Estado de São Paulo; seu quadro de docentes (3.354 professores); número de alunos de graduação (32.048) e de alunos de pós-graduação (9.620); e, finalmente, sobre a infra-estrutura que inclui dois hospitais de clínicas, três veterinários, três clínicas odontológicas, cinco fazendas, 630 salas de aula, 1,9 mil laboratórios, 70 auditórios e 30 bibliotecas com 900 mil livros.
Nessas palestras, sempre se procura mostrar aos estudantes que “mesmo saindo da escola pública têm condições de se saírem bem no vestibular da Unesp”. Sandra esclarece dúvidas dos pais, principalmente a preocupação quando o filho precisará ir para outra cidade. “Sempre procuramos passar aos estudantes e aos seus familiares informações de que a Unesp dispõe de infra-estrutura para recebê-los nas cidades. Oferecemos moradia estudantil, várias modalidades de bolsas, restaurante universitário, participação em congressos e empresas juniores”, informa.
Tranqüilidade – “Eu tinha muitas dúvidas. Minhas perguntas foram respondidas, inclusive, gostei de saber que a Unesp tem infra-estrutura para recebê-lo em outra cidade”, alegra-se Maria de Lourdes Silva, mãe de Júlio César Ferreira, 17 anos. Para Júlio Cesar, a palestra despertou interesse maior pelo vestibular: “Achei muito boa a explicação sobre a prova. Estou confiante que poderei entrar na Unesp”, entusiasmou-se.
Silvana Ceraldi, vice-diretora da escola, acredita que o evento foi providencial para os alunos: “Eles estão num momento em que necessitam desse tipo de informação. Para se ter idéia, os pais perguntam se seus filhos têm condição de passar na USP. Isso demonstra que muitos estudantes só conhecem a Fuvest, não sabem nada sobre o vestibular da Vunesp. Nesse aspecto, a conferência foi importante porque mostrou que existem outras universidades que oferecem ensino público de qualidade”.
Isenções – Muitas perguntas foram sobre a isenção de pagamento da taxa do vestibular. Segundo Sandra, para 2008 serão 36.738 isenções: 28.194 para os alunos da rede pública; 6.244 para estudantes economicamente carentes; e 3,5 mil para aqueles que fizeram os cursinhos da Unesp.
Serão duas isenções para cada sala de aula do terceiro ano. A própria escola poderá indicar o melhor aluno (não necessariamente aquele que tenha notas altas), mas o que manifestar interesse em cursar universidade. Entre esses estudantes, os doze melhor classificados no vestibular receberão bolsa de estudos no valor de um salário mínimo.
As jovens Marina Oliveira e Juliana de Souza se interessaram pelo assunto: “Quero cursar jornalismo, vou tentar a isenção”, anima-se Marina. Para Juliana, as explicações foram boas: “Estou empolgada. Tenho interesse em me inscrever na lista de solicitantes”, avisa. Os 680 estudantes do 3º grau, divididos em três períodos, pelas 17 salas (cada uma com 40 alunos), receberam o Guia de Profissões 2008 (leia quadro abaixo).
Entenda como ficou o programa
“Participo do Programa de Divulgação do Vestibular há 11 anos. Para entender o histórico da iniciativa, os professores visitavam as escolas públicas e levavam informações sobre o vestibular da Unesp aos alunos do ensino médio. A idéia é que os estudantes pudessem escolher conscientemente”, recorda-se o professor Guaracy Tadeu Rocha, do
http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=87888&c=6&siteID=1
Agência Imprensa Oficial
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|