> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Brasileiros querem ação contra efeito estufa


Publicado no Site da Folha Online em 26/09/2007

Três em quatro brasileiros querem ação urgente contra efeito estufa
da BBC Brasil

Uma pesquisa encomendada pelo Serviço Mundial da BBC revelou que 76% dos brasileiros acham que é necessário adotar medidas urgentes para combater o aquecimento global.

Segundo o estudo, 63% dos brasileiros entrevistados disseram ser a favor de limitar as emissões nos países em desenvolvimento.

A pesquisa, realizada pela empresa Globescan, entrevistou mais de 22 mil pessoas em 21 países.

A enquete também concluiu que oito em cada dez pessoas ao redor do mundo acreditam que a atividade humana está provocando mudanças climáticas.

Entre os entrevistados, 79% concordaram que essa atividade, "incluindo indústrias e transportes, é uma causa significativa das mudanças climáticas".

Nove em cada dez participantes disseram que é necessário agir, e dois terços foram além, afirmando que "é necessário tomar medidas importantes e começar logo".

Segundo a pesquisa, 73% das pessoas manifestaram apoio a um acordo global em que cada país limite suas emissões de gases que causam o efeito estufa e que incluiria os países em desenvolvimento.

Em troca, os países em desenvolvimento receberiam apoio financeiro e tecnológico das nações ricas.

Somente em três dos países pesquisados (Egito, Nigéria e Itália) a maioria dos entrevistados disse que as nações em desenvolvimento não deveriam limitar suas emissões.

Os resultados da pesquisa foram divulgados um dia depois de um encontro de líderes e delegados de 150 países, incluindo 80 chefes de Estado, realizado na segunda-feira (24), na sede da ONU em Nova York, para discutir como combater o aquecimento global.

Segundo o presidente da empresa de pesquisas Globescan, Doug Miller, o impacto das mudanças climáticas pode ser sentido pelas pessoas em seus países, em suas propriedades. "É real para pessoas ao redor do mundo", disse.

"A força dos resultados [da pesquisa] torna difícil imaginar um momento mais favorável da opinião pública para que os líderes se comprometam em agir [contra as mudanças climáticas]", afirmou Miller.


http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u331290.shtml

Jornal Folha de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader