> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
TV em excesso diminui atenção de jovens


Publicado pelo Portal UOL no dia 04/10/07

Existem indícios que o hábito de assistir televisão em excesso, possa conduzir ao surgimento de distúrbios da atenção em adolescentes. No intuito de melhor esclarecer o tema, investigadores neozelandeses, da University of Otago, publicaram uma pesquisa na revista médica Pediatrics, em Setembro de 2007.

Participaram do estudo 1.037 indivíduos, os quais foram avaliados quanto ao costume de assistir televisão aos 5, 7, 9 e 11 anos de idade, através de um questionário preenchido pelos pais. Da mesma forma, os participantes foram analisados quanto à presença de déficit de atenção, aos 13 e 15 anos de vida, com auxílio dos seus professores escolares.

Os resultados apresentados demonstraram que quanto maior o número de horas diárias dispensadas, na frente da televisão, maior a chance do adolescente cursar com problemas de atenção. Tais achados não sofreram interferência do gênero, da eventual presença de distúrbios da atenção na infância, da habilidade cognitiva aos 5 anos de idade ou do nível socioeconômico.

O hábito de assistir televisão está diretamente relacionado ao surgimento de problemas de atenção em adolescentes, independentemente da presença de possíveis fatores de confusão. A prática esportiva e outras atividades lúdicas devem ser estimuladas, a fim de reduzir o tempo em que a criança e o adolescente permanecem na frente da televisão.

http://boasaude.uol.com.br/news/index.cfm?news_id=7275

UOL Notícias

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader