Etecs de SP encerram inscrições |
|
|
Publicado pelo Portal UOL Notícias no dia 11/10/2007 |
Etecs de São Paulo encerram inscrições para vestibulinho
Da redação
Em São Paulo
As inscrições para o vestibulinho, organizado pelas Etecs (Escolas Técnicas de São Paulo), encerram-se nesta quinta-feira (11), às 21h, e só podem ser feitas nas secretarias das escolas. Os endereços das unidades estão no manual do candidato (em .pdf)
Caso você não tenha o Adobe Reader para abrir arquivos em PDF, clique aqui para fazer o download gratuito e instalar o programa.
A taxa de inscrição será de R$ 20 pode ser paga em qualquer agência da rede bancária ainda nesta quinta. O manual do candidato deve ser adquirido nas secretarias por R$ 5.
Para concorrer a uma das vagas para o ensino médio, o candidato deve ter concluído o fundamental. Os que pretendem fazer o técnico precisam estar matriculados no 2º ano do ensino médio ou já ter concluído o ciclo.
Vagas
Nesta edição do vestibulinho, as Etecs oferecem um total de 51.305 vagas. Destas, 14.968 são para o ensino médio - houve um aumento de 88% do número de vagas em relação ao 1º semestre de 2007. O ensino médio, antes implantado em 93 unidades, passa a ser oferecido em 126 Etecs.
As do ensino técnico aumentaram em 7,3 mil em relação ao mesmo período do ano passado. São oferecidas 36.337 vagas.
As Etecs têm 73 cursos técnicos, além do curso somente em nível médio -- todos são gratuitos e estão dividos entre as 138 unidades, localizadas na capital e no interior de São Paulo. Entre os técnicos estão os de design de interiores, enfermagem, web design, farmácia, secretariado e telecomunicações.
Novas unidades
No dia 12 de setembro deste ano, o governo anunciou a criação de mais uma Etec -- desta vez em Heliópolis, na zona sul de São Paulo. A escola vai oferecer ensino médio durante as manhãs e cinco cursos técnicos nos períodos da tarde e da noite: administração, design de interiores, edificações, informática, nutrição e dietética. A estimativa para o término das obras é final de 2008.
Em agosto, o governo de São Paulo aprovou a criação da escola Escola Técnica Estadual de Itaquera. A escola deve ser reformada e receber os equipamentos até o início das aulas do ano de 2008.
Acréscimo de notas
Estudantes que tenham cursado de 5ª a 8ª série em escolas publicas podem ter a nota final do vestibulinho acrescida em 10%. Candidatos que se autodeclararem negros também podem ter pontuação acrescida em 3%. Os que atenderem aos dois requisitos conquistam um aumento de 13% da nota final.
Para concorrer ao acréscimo, é preciso apresentar original e cópia dos seguintes documentos no momento da inscrição:
histórico escolar, uma cópia simples e/ou
declaração escolar, em papel timbrado da unidade de ensino em que estudou, de 5ª a 8ª série, declarando os anos cursados, o(s) nome(s) da(s) escola(s) pública(s) e cidade(s)
Candidatos menores de 16 anos devem pedir a um representante legal para assinar os itens "autodeclaração" e "escolaridade pública" para efetivar a inscrição.
Avaliação
A divulgação dos locais de exame será feita nas escolas e pelo site www.vestibulinhoetec.com.br, a partir do dia 8 de novembro. A prova está marcada para o dia 11, às 18h. Um modelo de como ela será aplicada está disponível no manual do candidato.
As avaliações de aptidão para o curso técnico em dança serão realizadas somente pelos 60 primeiros classificados na prova do dia 11. A data ainda será definida pela escola técnica que o ministra.
O resultado sairá nos dias 10 e 11 de janeiro de 2008.
http://vestibular.uol.com.br/ultnot/2007/10/11/ult798u20369.jhtm
Portal UOL Notícias
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|