Doris Lessing: Prêmio Nobel de Literatura |
|
|
Publicado pelo site do Jornal O Estado de São Paulo no dia 11/10/2007 |
ESTOCOLMO - A romancista britânica Doris Lessing venceu o Prêmio Nobel de Literatura 2007, informou nesta quinta-feira, 11, a Academia Sueca. É a 11.ª mulher a ganhar o prêmio. A primeira foi a chilena Gabriela Mistral, em 1945.
Especial Prêmio Nobel
A academia classificou a escritora de 87 anos como uma autora "da experiência feminina, que, com ceticismo, fogo e poder visionário, sujeitou uma civilização dividida ao escrutínio".
Nasceu em Kermanshah, na antiga Pérsia e atual Irã, em 1919. Filha de pais britânicos foi criada na Rodésia do Sul(atual Zimbábue), na África, para onde se mudou com os pais quando tinha 5 anos. Em 1949 passou a viver no Reino Unido, onde publicou seu primeiro romance, The Grass Is Singing, que já lhe garantiu sucesso mundial.
Doris já esteve no Brasil e tem vários livros publicados no País, a convite do editor Alfredo Machado, já falecido, da editora Record, nos anos 80. A editora publicou seu livro O Quinto Filho, esgotado. Mas existem várias obras da autora disponíveis nas livrarias, como o livro de memórias, diários e correspondências, Debaixo da Minha Pele da Companhia das Letras (1997), Andando na Sombra, Companhia das Letras (1998); um livro de ficção científica, As Experiencias de Sirius, Nova Fronteira (1980); O Sonho Mais Doce, Companhia das Letras (2005) ; O Quinto Filho, Record.
Este foi o quarto Nobel concedido este ano, depois dos prêmios às áreas de medicina, física e química. Os da paz e economia ainda serão entregues.
O prêmio é de 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,54 milhão).
http://www.estadao.com.br/geral/not_ger63519,0.htm
Jornal O Estado de São Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|