> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Rosto de faraó é revelado


Publicado no Site do Jornal da Tarde de 05/11/07

Rosto de faraó é revelado

Arqueólogos abrem sarcófago de Tutancâmon e revelam, pela primeira vez, rosto do faraó


A múmia do faraó Tutancâmon foi retirada de seu sarcófago, na cidade de Luxor (Egito). Pela primeira vez na história, o rosto do monarca foi revelado ao grande público. “Com a colocação da múmia em uma urna mais protegida, mandamos o faraó para a vida eterna”, disse Zahi Hawass, diretor do Conselho Supremo de Antiguidades e idealizador do traslado.

A múmia de Tutancâmon, exposta no museu de Luxor, sofria deterioração causada pela visita de 5 mil turistas por dia. De acordo com Hawass, o suor dos visitantes criava uma umidade que conseguia penetrar na câmara mortuária. A solução achada para protegê-la foi mudá-la de lugar para um urna vedada por um vidro especial.

A abertura do sarcófago foi acompanhada por arqueólogos, auxiliares e jornalistas. Quando os cientistas abriram a tumba, partes retiradas do tecido de linho branco que cobria o faraó revelaram um corpo enegrecido. O cadáver do monarca tem nariz chato, dentes pronunciados e cabeça arredondada.

Várias televisões, lideradas pela National Geographic e Discovery Channel, gravaram o momento da transferência e a transmitiram, ao vivo, em uma tela situada fora da câmara mortuária.

Horas depois, a múmia foi tirada do sarcófago e colocada em sua nova urna protegida por plexiglas, um material transparente, duro e muito empregado pela indústria aeronáutica e automobilística.

“Na nova urna, a múmia estará melhor protegida, pois poderemos controlar sua umidade e temperatura. Estou certo de que, agora, a preservação de Tutancâmon estará garantida”, disse Mustafa Wazery, diretor do Vale dos Reis, local que abriga o museu de Luxor.

Justamente ontem, se completaram 85 anos da descoberta da múmia pelo arqueólogo britânico Howard Carter.

Segundo Hawass, em 1922, Cartes também teria colocado em risco a preservação da múmia ao desembrulhar o corpo do faraó para retirar cem amuletos funerários ocultos entre as camadas de linho, enquanto o cadáver ficava ao sol, sem proteção alguma.

A partir de hoje, o público já poderá visitar o túmulo de Tutancâmon no museu de Luxor.

Tutancâmon morreu ainda jovem

Tutancâmon foi faraó da 18ª Dinastia do Egito Antigo. Virou soberano quando criança e faleceu na adolescência. O monarca subiu ao trono aos nove anos e foi o último faraó de sua dinastia . Casou-se aos 10 anos, com sua meia-irmã Ankhesenamon. Morreu em 1324 a.C, aos 19 anos de idade, após uma queda de biga durante uma caçada.

http://txt.jt.com.br/editorias/2007/11/05/int-1.94.6.20071105.6.1.xml

Jornal da Tarde

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader