> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
País produzirá única droga contra Chagas


Publicado no Site do Jornal O Estado de São Paulo de 07/11/07

País produzirá única droga contra Chagas
2 bilhões de comprimidos/ano serão fabricados por laboratório estadual

Lígia Formenti

O Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe) passará a abastecer o Ministério da Saúde com o único medicamento para tratar a doença de Chagas. O primeiro lote do remédio, o benozinadazol, já foi fabricado e o segundo começa a ser feito na próxima semana. A produção será suficiente para abastecer tanto o Brasil quanto o mercado mundial. “Serão 2 bilhões de comprimidos ao ano”, afirmou o diretor-técnico industrial do Lafepe, Davi Santana.

A produção do medicamento não trará lucros significativos para o laboratório. Também não houve grande avanço tecnológico. “A razão fundamental de iniciarmos a produção é estratégica”, disse Santana. “Trata-se de uma doença negligenciada, com grande número de casos no Brasil.”

O País responde por 25% do consumo mundial da medicação, de 2 milhões de comprimidos por ano. A produção no Brasil é fruto de negociação com a Roche, detentora da patente. A empresa transferiu a licença da tecnologia para produção em 2005, o que equivaleria a uma doação de US$ 1 milhão.

A doença de Chagas é uma infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. O medicamento deve ser usado na fase aguda da enfermidade. Caso o tratamento não seja feito, há a tendência de evolução para as formas crônicas, que podem ser a cardíaca ou a digestiva.

Nos últimos anos, o Brasil passou a registrar um aumento significativo de casos de doença de Chagas aguda, provocada pela ingestão de alimentos contaminados. Entre janeiro e outubro, 100 casos foram confirmados de contaminação, principalmente por açaí, e 4 pessoas morreram.

http://txt.estado.com.br/editorias/2007/11/08/ger-1.93.7.20071108.11.1.xml

Jornal O Estado de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader