O que o maravilhoso mundo da Internet pode oferecer ao professor? Qual o papel do educador perante jovens que já nasceram num mundo no qual as tecnologias e as informações se sucedem de maneira vertiginosa? Esses e outros temas foram abordados na videoconferência 'Navegar é preciso - roteiros pedagógicos na Internet', realizada na última terça-feira (dia 6) no Centro de Referência em Educação Mario Covas e transmitida a 90 pontos da Rede do Saber.
A videoconferência foi aberta pela coordenadora do CRE Mario Covas, Maria Aparecida Magnani e apresentada pela coordenadora do site do CRE Mario Covas, Maura Dallan, tendo como 'âncora' o jornalista e apresentador Marcelo Tas (TV Cultura). Em tom de bate-papo, Maura e Marcelo mostraram a estrutura do site do CRE e algumas das possibilidades que ele oferece aos educadores: do clipping diário aos materiais especiais, dos links para museus e jornais de todo o mundo a roteiros pedagógicos para trabalhar as diversas áreas do conhecimento.
Na introdução à videoconferência, Marcelo Tas, que há anos se dedica à análise de novas mídias, forneceu alguns dados impressionantes sobre a produção e disseminação de conhecimento na web, como o de que só nos últimos dois anos foram processadas mais informações do que em todo o período anterior da história humana, ou o equivalente a 57 bilhões de gigabytes. "É uma quantidade monumental de informação, que, ao mesmo tempo em que é sedutora, também nos deixa muito angustiados", diz Marcelo, acrescentando, por outro lado a importância de perceber o potencial de relacionamento com o mundo, de troca de conhecimentos e de experiências representado pela Internet. E citou os blogs (espécie de 'diários' na Internet, no qual os jovens contam suas experiências) e fotologs (blogs de fotografias) com exemplo de formas de expressão adotadas pelos jovens e cada vez mais cooptadas pelo mundo corporativo e pela chamada 'grande imprensa'.
"Diante de todas essas possibilidades oferecidas pela Internet, o papel do professor hoje é ainda mais importante, porque cabe a ele mostrar ao aluno o caminho do sentido dentro dessa enorme massa de informação, formar um leitor das diferentes mídias. E cabe a ele levar o aluno a desenvolver a competência maior, que aprender a aprender. Isso envolve localizar e acessar a informação, ler, analisar, interpretar, selecionar, dar um sentido, validar e aplicar. Quando o aluno conseguir fazer isso, ele estará pronto para adquirir qualquer conhecimento vida afora", ressalta Maura Dallan.
Após a apresentação do Site do CRE Mario Covas, a videoconferência abriu espaço aos educadores de todo o Estado, que dirigiram suas perguntas a Maura Dallan, Marcelo Tas e Maria Aparecida Magnani.
As próximas videoconferências promovidas pelo CRE serão 'Organizando os acervos Leia Mais e Biblioteca do Professor' e 'Projeto Nossa escola tem História - Organização do arquivo histórico da escola', em datas a serem definidas, ambas com a apresentação de Marcelo Tas.
(Nilva Bianco - CRE Mario Covas)
|