> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Sexta-Feira , 02 de Maio de 2025
 
>> Olimpíada de Língua Portuguesa

OLIMPIADA DE LINGUA PORTUGUESA
CATEGORIA CORA CORALINA
FASE FINAL

Dia: 15 de dezembro de 2005
Horário: das 9:00 às 17:00h.
Local: Teatro Fernando Azevedo/Secretaria da Educação
Endereço: Praça da República, 53 – São Paulo – SP

REGULAMENTO

· Eixos Temáticos: As questões versarão sobre autores e obras constantes do Regulamento da Olimpíada, publicado no DOE de 02/09/2005. (cortar e colar)
· Equipes: Participarão da Fase Final 11 (onze) equipes, compostas de 6 alunos cada, de escolas das redes estadual e/ou particular, das primeiras e segundas séries do ensino médio, que representam 11 (onze) Diretorias de Ensino de suas respectivas regiões
· Estrutura do Torneio: O torneio final se dará em 6 (seis) fases conforme especificação abaixo.

FASE 1
Participantes: 11 Equipes
Jogo: Bateria de 33 questões pontuadas a serem feitas 3 (três) para cada equipe, de forma alternada.
Objetivo: Eliminar a equipe com menor pontuação.
Equipe eliminada: A equipe eliminada nesta Fase1 voltará a participar do Torneio na Fase 3, na mesma condição que as equipes selecionadas.

FASE 2
Participantes: 10 (dez) Equipes classificadas na primeira fase
Jogo: As equipes serão organizadas duas a duas em 5 (cinco) chaves
Objetivo: Selecionar 5 (cinco) equipes vencedoras, 1(uma) por chave
Equipes eliminadas desta Fase 2 voltarão a participar do Torneio na Fase 3, nas mesmas condições que as equipes selecionadas.

FASE 3
Participantes: 6 Equipes não classificadas na primeira fase (uma equipe) e na segunda fase (cinco equipes)
Jogo: As equipes serão organizadas duas a duas em 3 (três) chaves
Objetivo: Selecionar 3 (três) equipes, 1(uma) por chave, que irão para a Fase 4.

Intervalo para almoço. Retorno 13:30h.

FASE 4
Participantes: 8 (oito) Equipes, sendo 5(cinco) selecionadas na Fase 2 e 3 (três) selecionadas na Fase 3.
Jogo: As equipes serão organizadas duas a duas, em 4 (quatro) chaves
Objetivo: Selecionar 4 (quatro) equipes vencedoras, 1(uma) por chave, que irão para a Fase 5 – Semi Final

FASE 5SEMIFINAL
Participantes: 4 (quatro) Equipes, sendo as 4 (quatro) selecionadas na Fase 4.
Jogo: As equipes serão organizadas duas a duas, em 2 (duas) chaves
Objetivo: Selecionar 2 (duas) equipes, 1(uma) por chave, que irão para a Finalíssima

FINALISSIMA
Participantes: 2 (duas) Equipes selecionadas na Fase 5 Semi Final.
Objetivo: disputar o título de Campeã da Olimpíada da Língua Portuguesa.

Término previsto: 16:30h.

PRINCIPIOS QUE NORTEARÃO O TORNEIO:

· Sorteio: Será utilizado o sorteio para todas as situações que exigirem definições de caráter organizacional, como formação de duplas, equipe que inicia o jogo, etc..
· Tempo: cada equipe terá um tempo mínimo de 15 segundos para responder. Esse tempo poderá ser ampliado de acordo com as fases do Torneio, sendo informado às equipes participantes antes de cada prova.
· Número de questões: o número de questões poderá variar de fase para fase, não podendo ultrapassar 6 (seis) questões por equipe em cada fase .
· Natureza das questões:
- As questões deverão ser formuladas de forma concisa e clara, evitando-se enunciados longos.
- As questões devem gerar respostas objetivas, sejam elas do tipo múltipla escolha, falso/verdadeiro, dissertativa e de outras formas que venham a ser julgadas pertinentes para cada Fase.
- Não serão formuladas questões cujas repostas exijam memorização de datas e poemas.
- Grau de dificuldade – deverá ser mantido o mesmo nível de dificuldade para todas as questões de uma mesma fase. O grau de dificuldade deverá ser compatível com cada fase .

· Sorte X Conhecimento: O fator sorte isoladamente, não será utilizado como critério para eliminação de equipes. O fator sorte será sempre aliado à formulação de questões de conhecimento.

· Empate: Em todas as fases do Torneio será utilizada a mesma estratégia nos casos de empate - perguntas com diferentes pontuações sorteadas pelas equipes -. Por exemplo: painel de quadros. Cada quadro contendo uma questão oculta a ser respondida. O peso (pontuação) das questões será diferenciado e, também, oculto. A totalização dos pontos se dará a cada rodada. Por exemplo: Painel composto de quadros. Cada quadro conterá uma questão oculta a ser respondida, valendo um determinado número de pontos. As questões e as pontuações variam de quadro para quadro. A cada rodada será feita a totalização dos pontos.

< Voltar