> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sexta-Feira , 02 de Maio de 2025
 
>> Olimpíada de Língua Portuguesa

< Voltar

ORIENTAÇÃO Nº 1 DE 09/09


O Comunicado SE publicado no Diário Oficial em 02/09/2005 institui a Olimpíada de Língua Portuguesa, para alunos da rede pública e particular do Estado de São Paulo.

A modalidade Cora Coralina é destinada a alunos de 1ªs e 2ªs séries do Ensino Médio. A modalidade Cecília Meireles destina-se aos alunos de 3ªs séries do Ensino Médio.

O formato da Olimpíada na categoria Cora Coralina – Jogos, nas Fases Local / Escola , e Regional / Diretoria de Ensino dá autonomia às unidades responsáveis por essas etapas para construir os jogos de acordo com critérios estabelecidos localmente e que, portanto, se integrem à dinâmica das atividades pedagógicas já em andamento na escola durante o ano escolar. Os critérios adotados deverão constar dos Relatórios Técnicos que serão elaborados ao final de cada etapa, bem como os tipos de jogos e questões aplicados na Fase Regional . (Os Modelos de relatórios podem ser encontrados no sítio do Centro de Referência em Educação Mario Covas - www.crmariocovas.sp.gov.br )

Os grupos que se responsabilizarão localmente pela elaboração dos jogos devem seguir as orientações detalhadas no Regulamento, Item 4 - Eixos Temáticos, e evitar questões relativas à biografia do autor, a menos que seja um fato relevante para a compreensão de seu estilo e sua obra. No que diz respeito ao grau de dificuldade das provas há que se considerar que cada fase servirá tanto para a seleção , como para o treinamento do aluno que irá competir na etapa seguinte, como representante de sua unidade.

Para as Fases Inter-Regional e Estadual o Grupo Gestor selecionará questões/jogos dentre as enviadas pelas Diretorias de Ensino e elaborará o torneio, respeitando o maior grau de dificuldade, acrescentando questões relativas aos outros autores/obras indicados para as fases seguintes de acordo com os conteúdos estabelecidos no Regulamento .

No dia 12 de setembro o Sr. Secretário Professor Gabriel Chalita estará, através de uma Teleconferência, apresentando oficialmente à rede a Olimpíada de Língua Portuguesa. Estará abordando a integração dessa atividade aos programas de valorização da Língua e das Literaturas de Língua Portuguesa e ao espaço da Estação da Luz da Nossa Língua, que será inaugurado em janeiro de 2006.

O Grupo Gestor estará à disposição durante todo o período da Olimpíada, para dar apoio aos Grupos locais envolvidos em cada Fase doTorneio através dos e-mails:
marialuiza.arantes@edunet.sp.gov.br e/ou
cremariocovas@see.sp.gov.br


Subsídios às escolas e Diretorias de Ensino e dúvidas mais freqüentes sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa poderão ser respondidas individualmente, ou estarão disponíveis no sítio do CRE Mario Covas.

.

< Voltar