> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sexta-Feira , 02 de Maio de 2025
 
>> Olimpíada de Língua Portuguesa

< Voltar


O QUE OS JOGOS
DEVEM PRIVILEGIAR
?



Estamos todos animados e empolgados com a Olimpíada de Língua Portuguesa!!! Preparativos, organização, escolhas.

Como e o que fazer para participar e aproveitar ao máximo o clima de jogo, brincadeira, descontração, prazer?

O que queremos??? Queremos que os alunos descubram muito sobre nossa língua, nossa literatura. Conheçam nossos poetas, escritores de diferentes tempos... E se deliciem com essa aventura.

Os responsáveis pela organização dos jogos já se preparam... Precisam elaborar perguntas estimulantes, instigantes. Estudos, conversas, leituras que preparem os alunos para cada etapa.

Não esqueçam!!! As obras de uma fase para outra são cumulativas. Portanto, a cada fase aumenta a diversidade e amplitude dos conhecimentos... Isto não é muito bom?!!

Mas como devem ser esses jogos, que tipo de perguntas fazer?

Em primeiro lugar todas as fases devem possibilitar a pesquisa, a descoberta, a construção de conhecimentos. Por isso, é importante que os professores que irão preparar os jogos subsidiem os alunos com contextualizações que esclareçam e enriqueçam o que se pode apreender dos autores e suas obras. Também é imprescindível que seja criado um clima de prazer, e que o jogo seja um tempo de compartilhar as descobertas sobre os autores e obras.

Nesta perspectiva a natureza das perguntas pode e deve privilegiar aspectos que sem dúvida irão enriquecer a participação de todos nestes jogos. Sendo assim, é interessante que as perguntas enfoquem:

•  aspectos psicológicos dos personagens . Levando os alunos a pesquisarem como são, suas atitudes, comportamentos, jeitos de ser, reações... Questões que evidenciem quem são esses seres aos quais os autores dão vida e voz;

•  relacionamentos entre os personagens. A trama, situações pelas quais passam os personagens, envolvimentos, sentimentos, decisões, dificuldades, descobertas...;

•  os espaços onde acontece o romance ou conto . Onde acontecem a história, o cenário, e os sentidos desse cenário para o autor. Costumes, cultura, falares, comunicação;

•  os diferentes tempos em que acontecem as narrativas . Em que tempo se passa a história, as principais questões da época, formas de vestir, hábitos alimentares, atividades profissionais, entretenimentos, assuntos, questões sociais, políticas, econômicas;

•  conversas entre os autores . Temas próximos, visões similares, antagônicas, idéias opostas, complementares;

•  principais temas e focos das obras . Trabalhar com as questões que o autor elege como seus assuntos prementes;

•  os contextos históricos das diferentes obras . Trabalhar as relações da obra e época em que foi escrita. A obra hoje.

As perguntas, de forma alguma, devem buscar checar a pura e simples memorização, nem tão pouco pedir informações descontextualizadas, ou serem formuladas como “pegadinhas”. Devem ser claras, objetivas e sempre ter o intuito de ampliar os conhecimentos, e despertar o prazer de saber mais sobre a própria língua, de ler e de escrever. Conhecer de perto autores que falam de nós, do que somos, do que sentimos, nossos desejos, dores e delícias. Autores que revelam as diferentes faces de um povo que se fez na diversidade.

Aproveitem! Divirtam-se!

Maria Alice Lima

< Voltar