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OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA
CATEGORIA CECÍLIA MEIRELES
CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO
DAS CRÔNICAS
1
- Os alunos classificados para a fase final da
categoria Cecília Meireles deverão
ser capazes de
I. compreender e desenvolver o tema proposto de
acordo com o contexto de produção
solicitado;
II. elaborar um projeto pessoal comprovadamente
inédito e criativo, utilizando-se de repertório
cultural e considerações que vão
além do senso comum;
III. elaborar uma crônica, com a finalidade
de apresentar ao leitor aquilo que só o
cronista foi capaz de captar na observação
de acontecimentos do cotidiano;
IV. construir seu texto com humor e/ou fantasia
e/ou criticismo e/ou lirismo;
V. incluir elementos ficcionais que tornem o seu
texto obra literária, não-perecível,
diferentemente da reportagem ou notícia
de jornal;
VI. organizar o texto de forma lógica,
com autonomia, com relação à
utilização dos mecanismos lingüísticos
e textuais necessários à construção
da narrativa;
VII. desenvolver um estilo pessoal ao selecionar
palavras que expõem ao leitor sua forma
de compreender os acontecimentos que o cercam;
VIII. demonstrar bons conhecimentos lingüísticos
da norma padrão para o texto escrito;
IX. utilizar com autonomia a variedade lingüística
adequada às situações formais
de interlocução propostas em sua
produção.
2 – Para cada critério,
serão atribuídos os conceitos:
(1)
Razoável – (2) Bom e (3) Muito Bom.
Categoria
Cecília Meireles |
Competências |
Conceitos |
I – Atendimento ao tema/contexto de produção |
1 |
2 |
3 |
II – Elaboração de um projeto pessoal |
1 |
2 |
3 |
III – Atendimento à estrutura do texto narrativo (crônica) |
1 |
2 |
3 |
IV – Construção humorada, fantástica, crítica ou lírica do
texto |
1 |
2 |
3 |
V – Inclusão de elementos ficcionais (recursos expressivos) |
1 |
2 |
3 |
VI – Utilização dos mecanismos lingüísticos
|
1 |
2 |
3 |
VII – Desenvolvimento de um estilo pessoal |
1 |
2 |
3 |
VIII – Domínio da norma padrão |
1 |
2 |
3 |
IX – Utilização de variedade lingüística adequada |
1 |
2 |
3 |
3
– Cada produção será
avaliada por uma banca de 10 pessoas. A maior
nota atribuída, portanto, alcançará
270 pontos e a menor será de 90 pontos.
Em caso de empate, vencerá a produção
que somar o maior número de pontos nas
habilidades II, IV, V e VII. Se o empate persistir,
a comissão de correção terá
autonomia para decidir a classificação
final. Neste caso, os argumentos considerados
para a classificação final terão
de ser divulgados juntamente com o resultado.
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