> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Domingo , 05 de Maio de 2024
 
>> Programa Viva Japão
PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES



Como faço para cadastrar o Projeto Viva Japão proposto pela minha escola?

Para cadastrar o projeto de sua escola acesse o Site da Rede do Saber, no endereço: www.rededosaber.sp.gov.br/cadprojetos (item III do Comunicado CENP de 05/02/2007). Mas, não se esqueça: o Projeto deverá ser cadastrado sempre da seguinte forma: PROGRAMA VIVA JAPÃO : (nome do projeto específico da escola).


Como elaborar  o projeto  da minha escola referente ao Programa Viva Japão?

O  Projeto deve:

  • Ser do interesse dos alunos participantes

  • Estar de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, e inserido na Proposta Pedagógica da Escola;

  • Contemplar conteúdos escolares previstos no Plano de Ensino do Professor, relacionados, de forma interdisciplinar, ao foco temático;

  • Ter  como eixo principal a história da imigração japonesa no Brasil e enfocar aspectos da cultura, tradições, história e língua japonesa e  a participação da comunidade japonesa no cenário brasileiro;


Que tipo de projeto deve ser  apresentado?

O Projeto deve ter caráter eminentemente pedagógico, incluindo ações/atividades a serem desenvolvidas de forma interdisciplinar, durante o ano. Além disso, você deve prever as formas  de registro e divulgação do trabalho dentro e fora da escola (Ex. midia local, sites e canais de divulgação da Secretaria da Educação).


Existe algum critério para a escolha de ações/atividades que integrarão o  projeto de minha escola, em função do tipo de ensino?

Sim. A elaboração do Projeto deve estar de acordo com os focos temáticos relativos  ao tipo de ensino dos alunos participantes:

  • Ensino Fundamental Ciclo I - brincadeiras, cantos infantis, histórias, mitos e lendas do Japão.
    Atividades tais como: origami, takô, oficinas de contação de histórias, entre outras.

  • Ensino Fundamental Ciclo II - Saúde e Lazer
    Atividades tais como: alimentação e culinária, medicina e terapias tradicionais do Japão, artes marciais, esportes, jogos eletrônicos, manga, animê, karaokê, festas e cerimônias tradicionais.

  • Ensino MédioQualificação para o trabalho
    Atividades que qualifiquem os alunos para o mercado de trabalho no Brasil atual onde existe  expressiva contribuição da comunidade japonesa. Áreas como: agricultura, tecnologia, artes, indústrias (automobilística, siderúrgica, eletroeletrônica e de implementos agrícolas), bancos, serviços (turismo, hotéis, restaurantes, estética e beleza).

O que nós, enquanto unidade CEL, podemos produzir de material?

É muito importante a contribuição dos professores e alunos dos CELs para o Programa Viva Japão. Portanto, elaborem os Projetos de acordo com as diretrizes da OT e prevendo produtos que possam ser divulgados aos  outros alunos participantes do Programa.


Como saber um pouco mais sobre a cultura japonesa para construir e desenvolver nosso projeto?

Você pode consultar o Site do CRE Mário Covas, onde encontrará informações e links com explicações sobre a cultura e artes mais tradicionais, tais como: origami, takô, etc. Poderá, também, buscar alguma associação (kaikan) da comunidade japonesa local, ou mesmo descendentes de japoneses em sua cidade, para conhecer melhor a cultura japonesa. Assim, terá mais alternativas na hora de elaborar  e desenvolver o Projeto de sua  Escola.


Posso realizar mais de uma atividade neste Programa?

Sim. Dentro do foco temático escolhido você pode prever uma seqüência com diferentes atividades e com produtos específicos para cada módulo, que deverão ser expostos e divulgados ao longo do período de desenvolvimento do Projeto.


O projeto da minha escola pode estar vinculado à história da comunidade japonesa local?

Sim. Ao elaborar o Projeto procure identificar temas  de interesse dos alunos e relacionados com a comunidade escolar e local. Lembre-se, sempre,  dos focos temáticos, do caráter pedagógico e da proposta interdisciplinar.


Posso dar seqüência a um projeto já iniciado no ano passado, ou mesmo retomar o  projeto antigo vinculado à cultura japonesa?

Sim. Nesse caso, elabore um projeto considerando as avaliações do Projeto anterior e as diretrizes do Programa Viva Japão.


É possível firmar parcerias locais?

Sim. Podem ser propostas parcerias com entidades culturais, empresas, Organizações Não Governamentais, Órgãos da Administração Estadual e Municipal  e Unidades de Representação Diplomática que darão apoio técnico e/ou financeiro às ações/atividades. As parcerias com as respectivas ações deverão ser detalhadas no Projeto.


Caso consiga realizar os meus projetos sem o envolvimento do recurso financeiro da CENP, assim mesmo devo fazer o cadastro, dos mesmos, na Rede do Saber?

Sim. Mesmo que o seu projeto não necessite de recursos da CENP, não deixe de cadastrá-lo na Rede do Saber para que ele se integre a toda tramitação dos outros projetos do Programa Viva Japão.


Até quando deve ser feito o cadastramento do projeto?

É conveniente que seja feito com a maior brevidade possível, a fim de que seja possível viabilizar, o quanto antes, o cronograma de atividades a ser desenvolvido com os alunos, bem como o repasse de recursos para as escolas, e para que os trabalhos possam ser realizados com consistência e conteúdo. No caso do Programa Viva Japão prevê-se que o cadastramento seja feito até junho de 2007  02 DE AGOSTO DE 2007, junto à sua DE. Após esta data, os projetos que estiverem no Sistema de Controle de Projetos Pedagógicos / CENP com a situação "em elaboração", não serão mais analisados.


Minha escola quer apresentar projetos relativos ao Programa Viva Japão, mas nos preocupa o número atribuído à nossa DE.

Esse assunto, para o caso do Projeto Viva Japão, será tratado posteriormente. Portanto, não deixe de cadastrar o projeto de sua escola.

<< voltar