> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sábado , 18 de Maio de 2024
 
>> Programa Viva Japão

<< Voltar

Viva Japão na Rede


EE Vicente Barbosa
D.E. Araçatuba
Município: Valparaíso
Projeto: Um Olhar Sobre a Participação dos Japoneses na Formação de Valparaíso- SP
Número de alunos participantes: 1260 alunos
Início do Projeto: 02/05/2007
Previsão de Término do Projeto: 12/12/2007




VIVA JAPÃO: ALUNOS VISITAM PRAÇA PARA RESGATAR HISTÓRIA DO MUNICÍPIO.

Relato 1
Relato 2
Relato 3
Relato 4
Relato 5
Relato 6


RELATO 1

“Os alunos do 3º ano do Ensino Médio da E.E. Vicente Barbosa de Valparaíso, SP, DER Araçatuba, foram até a praça principal da cidade, denominada Oscar de Arruda. A finalidade dessa aula de campo foi o contato com registros da história local, eternizados em monumentos, escrituras nos bancos, arquitetura e cores. No local, puderam também conversar com munícipes antigos da cidade.
O ponto principal da aula foi a visita ao monumento japonês, construído em 1958 para comemorar o cinqüentenário da Imigração japonesa no Brasil. Nesse ponto, eles receberam explicações sobre o significado de cada detalhe utilizado na construção do monumento que é em forma de praça oriental, com castelos iluminados por lanternas, com pedras, um lago com carpas coloridas e plantas típicas do Japão.
Antes desse trabalho de campo, houve todo um procedimento de pesquisa sobre o Japão, abrangendo desde o surgimento do país, todas as eras, a passagem de regime feudal para capitalismo industrial, a imigração para o Brasil, a participação na 2º guerra mundial, a afirmação como grande potência tecnológica e econômica, bem como as contribuições para o povo brasileiro em diversas áreas.
O Professor Paulo Alves de Araújo, da disciplina de História, explica que o contato com monumentos aliado às memórias colhidas com os munícipes mais idosos, tem sido fundamental para que os alunos se afeiçoem ao patrimônio histórico do município. No caso especifico das pesquisas sobre a imigração japonesa, elas têm permitido uma melhor compreensão das contribuições dessa nação para o Brasil.
Nas próximas semanas, as aulas de campo continuam com visitas ao cemitério municipal e observação de um túnel secreto na área rural do município que se supõe, tenha sido usado pela organização Shindo Rhemei, além de outras pesquisas previstas no projeto. Também estão previstas, visitas a comunidades orientais e empresas locais, inclusive em uma Multinacional que utiliza tecnologia japonesa de última geração.

No final do ano, todos esses trabalhos serão apresentados em uma mostra que acontecerá nas dependências da escola.”


RELATO 2

Alunos Conheceram a Comunidade Yuba

“Os alunos do Ensino Médio ... visitaram a Comunidade Yuba na cidade de Mirandópolis-SP. ... A Comunidade é formada por imigrantes e descendentes de japoneses que há oito décadas mantém viva a lição de seu fundador, Issamu Yuba: cultivar a terra, orar e amar as artes.

... os alunos foram recebidos pelo jovem Daigo, Bisneto de Issamu Yuba, que pacientemente mostrou todas as instalações e forneceu informações de como vivem os descendentes de japoneses, a preservação de sua cultura e, principalmente, o amor pelas artes.

As crianças aprendem apenas japonês até os seis anos de idade e, depois, a Língua Portuguêsa. Estudam em escola estadual até o 2º grau, no caso, a Unidade que os atende está instalada no próprio bairro Alianças, zona rural de Mirandópolis.

Todos têm função definida, os jovens trabalham na lavoura de manga, goiaba e hortaliças e as mulheres trabalham na cozinha, produzindo polpas, compotas e doces a partir de frutas colhidas no próprio local. Depois do trabalho, todos têm atividades artísticas como piano, violino, teatro, coral, pintura, artesanato e balé, somando mais de quinhentas apresentações no Brasil e em diversos paises. Aos sábados e domingos os jovens praticam esportes como Beisebol, trazido para a noroeste por Issamu Yuba, em 1926.

... os alunos conheceram também as esculturas do artista Hisao Ohara, observaram a fabricação de cerâmica e acompanharam atentamente as explicações sobre a construção de violinos e violoncelos.

Todos ficaram impressionados com a organização da comunidade. A aluna Isabela Leal de Oliveira, 15 anos, da 1º Serie Ensino Médio, disse que a viagem foi uma aula muito interessante - “é impressionante sabermos que tão perto da gente existe um povo que preserva tanto a sua cultura, um exemplo para todos nós”. “Imaginem um local onde as crianças podem ir à escola e no caminho observar obras de arte”, comenta a aluna Rafaela Ivo Borges, 17 anos, da 3º série do Ensino Médio.

A E.E Vicente Barbosa está mantendo contatos para que o Balé Yuba se apresente nas dependências da escola no dia 22 de novembro de 2007, data em que se dará a mostra de todas as produções referentes ao “Projeto Viva Japão” na unidade....

Obras de Hisao Ohara.
Vista Geral da Comunidade Yuba.
Alunos que Participaram da visita.


RELATO 3

“Os alunos ... visitaram a unidade da multinacional Ajinomoto Biolatina, instalada no município em 1997, a mais moderna fabrica de lisina industrial do mundo.

... 120 alunos, divididos em três turmas, têm a oportunidade de vivenciar todo o processo de produção da empresa, atendendo a proposta de formação para o mundo do trabalho e acompanhamento de novas tecnologias...

A unidade da Ajinomoto de Valparaíso é a única produtora da lisina industrial da América Latina ... A lisina é um aminoácido extraído do açúcar ... encontrada em grande quantidade na região ...

Os alunos assistiram a um vídeo institucional, visitaram a fabrica, o sistema de lagos, captação e tratamento de água para a indústria ....

Foi uma aula com conteúdos interdisciplinares, de forma a levar os alunos ao entendimento prático das questões teóricas surgidas.

A visita foi orientada pelos Professores de Química Roberto Bassan e de Português Rosemary Marega. Foi, ainda, acompanhada pela Diretora da Escola, Regina Dudu e pela Supervisora Maria Aparecida Mazzaro da Costa, da DER Araçatuba. ...”


RELATO 4

“A mostra sobre o Japão, evento que dará culminância ao “Projeto Viva Japão” desenvolvido na escola desde maio último, acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de novembro, com diversas apresentações culturais e artísticas, trabalhos de alunos, fotos, Ikebanas, maquetes, exposição de fotos do Fotografo Paulo Brasil, trajes e comidas típicas do Japão.
Essa mostra será possível graças às parcerias firmadas entre a escola e algumas empresas e instituições como a Prefeitura do Município de Valparaiso, SESC Unidade de Birigui-SP, Associação Nipo Brasileira de Valparaiso, Comunidade Yuba de Mirandópolis-SP, Ajinomoto Biolatina, Grupo Cosan, Bytes & Company e Jornal “ O Valparaiso”.
(...)”
Foto do Balé Yuba
Trabalhos desenvolvidos em sala de aula.

RELATO 5

ESCOLA LEVA PROPOSTA DE PAZ PARA A COMUNIDADE

“A E.E Vicente Barbosa promoveu no dia 31/10,  uma palestra sobre o tema “Proposta de Paz”, em parceria com a Sokka Gakkai Internacional. A palestra foi realizada no Centro de Eventos da Prefeitura do Município e contou com a presença de alunos, pais, autoridades locais e representantes de diversos segmentos da comunidade. Segundo a Diretora da escola, cerca de 270 pessoas compareceram ao local.

Essa ação foi realizada cumprindo metas estabelecidas no Projeto Viva Japão, desenvolvido desde maio. “Ao trabalharmos a participação do Japão na 2º guerra mundial, surgiram vários questionamentos sobre a necessidade de uma proposta de paz, e percebemos que a Sokka Gakkai poderia contribuir com uma palestra sobre esse tema”, comenta o Professor de História Paulo de Araújo.

O tema foi explorado de maneira bastante abrangente, utilizando recursos de fotos, imagens em vídeo e musicas, apresentação de idéias de vários pensadores como:  Jossei Toda, Keynes, Montaigne e as idéias do Presidente da SGI Daisaku Ikeda. A palestra foi encerrada com um vídeo sobre a bomba de Hiroshima.”


RELATO 6

“A Mostra com as produções do Projeto foi sucesso de publico e recebeu apreciação bastante positiva da comunidade local e regional, inclusive com reportagem exibida pelo SBT, noticiário em Jornais locais e da região, e transmissão ao vivo pela Emissora de Rádio da cidade. Foi filmada por uma emissora de televisão japonesa que fazia um documentário sobre o Balé Yuba.
A Mostra apresentou oito salas de exposição com: 130 fotos das memórias de Valparaiso e do Balé Yuba, objetos japoneses cedidos pelo Consulado do Japão e por famílias da região, ikebanas, cinema, contos e lendas (apresentação de trabalhos de leitura e encenação por alunos com dificuldades de letramento), esportes com explicações e apresentação de variadas modalidades, oficina de ikebanas e origamis, maquetes feitas pelos alunos. Os corredores da escola foram enfeitados com cerca de três mil origamis feitos pelos alunos, no páteo um exemplar de tsuru gigante com dois metros de envergadura, no palco um jardim japonês que tinha como fundo um banner do Monte Fugi. 200 lanternas decoravam a escola e na entrada os visitantes passavam pelo “Tori”.
A abertura contou com a presença de 250 autoridades da cidade e região (...) e pessoas da Comunidade em geral, ao todo, cerca de três mil pessoas presenciaram a noite de abertura.
(...)
O tradicional Bom Odori encerrou a Mostra que atingiu plenamente seus objetivos, proporcionou a interface entre as produções de sala de aula e a vida cotidiana e mostrou para a comunidade um pouco do que a escola produz. Foi um evento emocionante que em certos momentos levou as lágrimas os japoneses mais antigos que compareceram.”