> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Sábado , 18 de Maio de 2024
 
>> Programa Viva Japão

<< Voltar

Viva Japão na Rede


EE Profª Neusa Okano Mizuno
DE São Joaquim da Barra
Município Morro Agudo
Projeto: Recordar é viver: na escola um pequeno Japão, na cidade um grande Povo!
Número de alunos envolvidos: 1000 alunos
Início do projeto: 22/02/2007
Previsão de términodo projeto: 23/11/2007


                         “Para ser novo peguei carona na Tradição”
A Escola Neusa Okano Mizuno desenvolveu, durante o ano letivo de 2007, o Projeto: “Recordar é viver: na escola um pequeno Japão, na cidade um grande Povo!” que objetivou sensibilizar a comunidade escolar e a cidade de Morro Agudo para a importância das relações de amizade entre Brasil e Japão, enfocando: os 100 anos de imigração japonesa para o Brasil, a contribuição dos japoneses para o desenvolvimento de nosso Estado e especialmente para o nosso Município.
(...) Assim, alunos e professores se envolveram com origami, takô, mangá, alfabeto de língua japonesa, participaram de ritos japoneses, visitaram o Centro de Referência Mario Covas, onde receberam verdadeira aula sobre o Japão, o Consulado japonês onde foram recebidos pela Vice- Consulesa SAtiko Takeda  e o Museu da Imigração. O professor voluntário Mário Yamada, ensinou um pouco da língua japonesa a todos, e a escola se tornou uma “parte” da cultura japonesa. Alunos trocam correspondência com o Senhor Gnomo Viajante que lhes escreve todas as semanas contando sobre as províncias do Japão. 
Um festival Tanabatah fará o encerramento das atividades, envolvendo a Comunidade Japonesa da Região, ocasião em que todos os trabalhos e documentos relativos ao projeto serão expostos. Além disso, será realizada uma Cerimônia de Agradecimento em colaboração com a Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e Ministério Público, ocasião em que os membros da Comunidade Japonesa Local serão agraciados com um Diploma de Participação no Projeto, seguido de um coquetel nos moldes da cultura japonesa.

Comentários Relevantes sobre o Projeto:
"O projeto trouxe a todos nós, muita integração e trabalho em equipe dentro das diversas áreas do conhecimento. Foi muito gratificante perceber que "o novo", o diferente, agrada e estimula a curiosidade e a vontade de aprender dos alunos. Foi muito interessante observar que estimulados, eles buscam o conhecimento e até passam todo o aprendizado para professores, pais e colegas de sala.
Percebi que aprendemos muito com a nova cultura e fizemos analogias com a nossa (...). Com certeza, para todos nós, foi muito agradável despertando o interesse e a autonomia para buscar novos conhecimentos.”(Professora Adrina Bonadio Serri - Professora de Língua Portuguesa).
“O Projeto trouxe aos alunos e professores uma mostra de como somos capazes de ampliar nosso conhecimento sobre um determinado país, de uma forma prazerosa. E, ser responsável por esse projeto foi uma grande honra”.(Professora Helena Maria Davis - Professora História)."A cultura é riquíssima e aprendi muito com ela. Acredito que estou passando essa paixão aos meus alunos”.(Professora Daniela Modollo Arnoni - Professora de Artes).
"O projeto foi muito construtivo, pois conhecemos inúmeras qualidades e segredos da cultura milenar japonesa”.(Professor Cláudio Galina- Professor Cláudio Galina - Professor de Geografia).
"Trabalhar com o Projeto Japão foi um novo e fascinante desafio para professores e alunos. Além de aumentar o conhecimento dos educadores, as aulas tornaram-se mais interessantes, levando os alunos a aprender sobre a cultura japonesa  e fascinando a comunidade escolar”. (Professora Flaviana Cassim de Rezende - Professora de Língua Portuguesa).
"O Projeto Japão fez com que viajássemos através de livros, textos, mapas. Muitas vezes eu e meus alunos nos víamos no Japão pois, para nós, a cultura era pouco conhecida e divulgada. Através deste projeto, construímos uma relação de integração - aluno - professor - direção - coordenação e funcionários, o que tornou o projeto eficaz, interessante e prazeroso”.(Professora Josiane FranKinéia Silva Alves - Professora de Língua Portuguesa).