“Na primeira fase do Projeto trabalhamos com o conhecimento que os alunos possuíam sobre a comunidade japonesa, a existência de possíveis parentescos e a influencia da imigração na nossa cultura - alimentação, desenho (mangas, anime), dentre outras.
Os conhecimentos e atividades resultantes do trabalho de pesquisa geraram uma exposição, aberta à alunos de escolas vizinhas e toda a comunidade, com trabalhos em origami, construção de templos, reprodução de mangas, animes, trajes típicos, alimentos com degustação, fotografias, jogos eletrônicos, apresentação de danças e uma aula de judô, além de imagens projetadas contando a historia da imigração japonesa.
Para a realização desta exposição, todos os trabalhos foram desenvolvidos de forma interdisciplinar orientados por nossa coordenadora. O envolvimento dos alunos e da comunidade contribuiu para que observassem com mais atenção alguns aspectos da cultura japonesa e, também, de outras culturas que influenciam a vida da população brasileira.
A partir deste momento, o projeto pretende envolver mais alunos e aproveitando a curiosidade despertada pela exposição, proporcionará visitas ao Museu da Imigração e ao Bairro da Liberdade.
De forma a preparar os alunos para o SARESP, os professores solicitaram a elaboração de uma redação sobre a exposição VIVA JAPÃO. Muito nos alegrou que a maioria dos estudantes descreveu a impressão de estar no Japão, em decorrência do ambiente, das musicas, enfim de toda a atmosfera recriada em nossa Escola.”
 |
Representação de um templo Budista confeccionado com papel machê, tecidos, bonsai. Ao lado, réplica de uma casa estilo japonês.
Apresentação de dança japonesa
Representação da Torre de Tóquio em palitos, barbantes e materiais alternativos.
|